Pesquisadores em Educação se reúnem para debater desafios e resistências

Epeal será nos dias 17, 18 e 19 de maio e também vai comemorar os 20 anos do Programa de Pós-graduação

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em
 | nothing

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal) vai realizar, nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Campus A.C. Simões, a 10ª edição do Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal), em comemoração aos 20 anos do Programa. O tema central será:  Lutas, Resistências e Desafios.

O Epeal acontece a cada dois anos, mas a última edição foi em 2019, já que em 2021, foi preciso suspender a realização do Encontro, por conta da pandemia de covid-19. “Estamos felizes com a retomada. O encontro constitui um espaço privilegiado de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas educativas”, destaca Givanildo da Silva, doutor em Educação e coordenador do PPGE.

O evento é promovido pelo corpo docente e discente do PPGE/Ufal, e, segundo os organizadores, têm proporcionado um ambiente de debate entre pesquisadores, representantes institucionais, educadores e estudantes da graduação e pós-graduação, afirmando-se como um evento de referência na divulgação de pesquisas na área educacional.

Nesta décima edição, os educadores vão se debruçar sobre “os dilemas impostos à educação na perspectiva democrática e de direito no tempo presente em nível nacional, regional e local, como uma resposta à conjuntura política e social demasiadamente autoritária que assola o processo educacional na contemporaneidade”.

O evento será realizado na Ufal, em formato híbrido e com transmissão online. “O Epeal é um símbolo de divulgação de pesquisas do PPGE, considerando que durante os seus 20 anos de existência, muitos pesquisadores foram formados e estão contribuindo profissionalmente na Ufal e em diferentes estados do país”, finaliza Givanildo.

A submissão de trabalhos é realizada através da Plataforma Doity.