Mestrado em Formação de Professores de Arapiraca comemora primeiras defesas

Curso é o único mestrado acadêmico na área de Ensino no estado de Alagoas
Por Ascom Ufal
24/04/2023 16h11 - Atualizado em 24/04/2023 às 16h12
Aline e banca examinadora: professores Diego Souza à esquerda, Márcio Bezerra à direita e Herbert Nunes  no canto direito (arquivo pessoal)

Aline e banca examinadora: professores Diego Souza à esquerda, Márcio Bezerra à direita e Herbert Nunes no canto direito (arquivo pessoal)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora as primeiras defesas do curso de mestrado em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) do Campus Arapiraca. O programa, que foi aprovado em 2019 pela Capes, é o único mestrado acadêmico na área de Ensino no estado de Alagoas. Reconhecido em julho de 2020, o curso iniciou sua primeira turma somente em abril de 2021 devido à pandemia de covid-19.

No último dia 10 de abril, foi realizada a primeira defesa, com o tema Contribuições do Curso de Extensão Libras Saúde nas mãos aos estudantes dos cursos superiores de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca, estudado pela pedagoga formada pela Ufal Aline Jaislane de Souza Tavares.

A primeira mestra do PPGEFOP foi orientada pelo professor Diego de Oliveira Souza, que destacou a relevância do trabalho: “Aline desenvolveu uma excelente pesquisa, de caráter transdisciplinar, que deixa uma importante contribuição para o ensino em saúde do Campus Arapiraca”.

Aline, agora mestre, aponta os desafios de ter realizado toda a pesquisa de modo remoto, bem como sua felicidade pela conquista. “Realizar toda a pesquisa no formato remoto foi um grande desafio. No entanto, o apoio de amigos e familiares, a minha dedicação e perseverança foram fundamentais para superar esses obstáculos e alcançar essa conquista tão significativa. Tenho certeza de que esse mestrado será um marco importante em minha trajetória acadêmica e profissional. Agradeço pelo apoio e pelo reconhecimento, e espero poder contribuir cada vez mais para a Universidade”.

No dia 12 de abril foi a vez de Jaklane Abreu dos Santos apresentar a pesquisa Uma Análise das Abordagens dos Livros Didáticos de Ciências do 5º ano (PNLD 2019) sobre Lixo: Perspectivas para discussão ambiental na escola, sob a orientação da professora Iara Terra de Oliveira.

A coordenação do curso ressalta a representatividade dessas conquistas para a interiorização da universidade: “Apesar dos mais de 15 anos de interiorização, a pesquisa e o ensino de pós-graduação ainda carecem de desenvolvimento na Ufal. Atualmente há apenas dois cursos de mestrado do tipo acadêmico e um profissional em rede com sede no interior. O PPGEFOP representa uma conquista a ser celebrada”, comenta o professor Wilmo Ernesto Francisco Junior, atual coordenador que ainda destaca as novas metas a serem alcançadas.

“Sem dúvida, com a qualidade das pesquisas caminhamos firmemente para a obtenção de no mínimo o conceito 4 na avaliação quadrienal e a abertura do curso de doutorado”, ele completa.