Estudantes do município de Ibateguara visitam Ufal pela primeira vez

Jovens ficaram surpreendidos com a estrutura da Universidade e se sentiram motivados a ingressar na instituição

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
- Atualizado em

As portas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão abertas para que a maior instituição de ensino superior do estado seja cada vez mais dos alagoanos, desde a capital até o interior. E nesta quinta-feira (13) foi dia de receber a visita de 26 estudantes do ensino médio e do curso técnico em administração da Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira Barbosa, localizada no município de Ibateguara.

Foi a primeira vez da turma na Ufal e o sentimento foi de surpresa diante da estrutura da Universidade e de tudo que o local pode oferecer. Michaelly Santos, 17 anos, contou que não pensava muito em fazer um curso superior, mas que, ao conhecer o espaço e as oportunidades, já começou a mudar de ideia. “Nossa! Eu estou achando tudo maravilhoso. É uma experiência bem legal”, disse ela.

Já o estudante Adriano Júnior, 17 anos, deixou claro que tem, sim, a meta de estudar na Ufal: “Quero cursar direito ou história. Essa é a minha primeira vez aqui e estou maravilhado com a minha primeira impressão”, disse.

Apesar da ampliação de acesso aos cursos de graduação, ainda é elevado o número de jovens alagoanos que desconhecem as possibilidades de prosseguirem nos estudos. E é justamente para estimular e apresentar as oportunidades do ensino superior que a gestão e os docentes da Ufal costumam receber a comunidade externa para conversar sobre a instituição.

A primeira parada dos estudantes foi na Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, onde foram recebidos pelo pró-reitor Estudantil, Alexandre da Silva, que falou sobre as formas de acesso e oportunidades, e também pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Carlos Everaldo Silva da Costa.

“Entramos em contato com o pessoal do curso de Administração e falamos sobre o nosso interesse de visitar o local, de trocar conhecimento. Essa é uma oportunidade única que esses jovens estão tendo, de terem contato com esse universo acadêmico. Espero que despertem neles o interesse em fazer vestibular, em fazer um curso superior”, destacou o orientador pedagógico da escola, Jussan Gonçalves, que estava acompanhando os estudantes e foi o responsável por marcar a visita.

Jussan reforçou o quanto a universidade amplia as possibilidades na vida de cada pessoa ao compartilhar um pouco sobre sua experiência. “Antes de entrar na universidade, a perspectiva é restrita. Entrar aqui, ter contato com tantas áreas do saber e pessoas diferentes, desperta o nosso interesse”, afirmou.

Roteiro da visita

Após visitar a Reitoria, os estudantes foram conhecer o Complexo Esportivo da Ufal, onde tiveram a oportunidade de participar de uma atividade na área de educação física, e a Biblioteca Central.

A visita continuou no período da tarde e se concentrou no prédio da Feac. No local, participaram de atividades na área de Administração, por meio de dinâmicas, planilhas de negócios e apresentações.

“Toda visita foi pensada de modo que os estudantes tenham uma experiência e conheçam a estrutura que poderão ter acesso ao entrar na Ufal. Já costumamos fazer esse tipo de ação com turmas do ensino médio, de jovens e adultos, e é muito gratificante. Muitos chegam a chorar quando conhecem, pois não falamos apenas dos cursos, ampliamos e falamos sobre experiências, do que a Universidade pode fazer de melhor para a vida deles”, destacou o professor Carlos Everaldo.

E acrescentou: “Muitas vezes, encontramos com pessoas que se motivaram e conseguiram entrar na Ufal depois de participar de uma visita”.