Estudantes de Agrimensura visitam Secretaria da Fazenda em Salvador

Durante a visita os alunos conheceram as áreas de cadastro multifinalitário e cartografia
Por Ascom Ufal
11/04/2023 16h38 - Atualizado em 12/04/2023 às 17h04

Os estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do Campus Ceca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizaram uma visita técnica à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Salvador (BA) para conhecer o trabalho que vem sendo implementado na capital do estado nas áreas de cadastro multifinalitário e cartografia, que envolvem geotecnologias e inovações.

Cerca de 20 alunos da graduação realizaram a viagem, que aconteceu no último dia 30 de março. Durante as apresentações dos técnicos foram abordados assuntos da confecção e manutenção da base cartográfica de Salvador, tecnologias, normas e programas utilizados, além dos avanços e inovações que estão sendo implementados na Secretaria da Fazenda.

A viagem foi idealizada pela professora Juciela santos, coordenadora do curso e professora da disciplina de Cadastro, numa forma de estreitar as relações entre Teoria e Prática. “Essas atividades são importantes tanto para fixação do conteúdo como para a complementar a formação profissional, principalmente depois dos anos de pandemia. A visita se estende a Conder, SEI e UFBA”, explicou.

“Conhecer a realidade das instituições de outros locais do país é fundamental para uma formação mais completa dos alunos e, embora a disciplina foco seja de cadastro imobiliário, os alunos têm possibilidade de adquirirem novos conhecimentos a respeito de cartografia, gestão pública e planejamento urbano, aumentando seus horizontes como profissionais”, relatou a professora.

No local os alunos foram recepcionados pelos técnicos: Dilson Moreira, líder do Projeto Geodados, a equipe de Cartografia, formada por Gleide Melo, Danielle Cazumbá, Elmo Pereira, Dora Seixas, Tereza Martinez, Matheus Dumas, Luana Lyra e Felipe Cruz. Também estiveram presentes outros servidores da Sefaz, como o auditor coordenador da fiscalização do mapeamento cartográfico, Américo Freitas, e dois membros da equipe da Fundação, Mário Leal Ferreira responsável por gerir o CTM de Salvador, além do professor Arthur Caldas Brandão, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que recebeu os estudantes da Ufal.

“É uma satisfação poder contribuir com a formação desses jovens profissionais, nos sentimos prestigiados com essa visita técnica e esperamos que ocorram mais vezes, pois consideramos o papel da universidade fundamental para o avanço dos nossos trabalhos", afirmou Gleide Bacelar Melo, analista de sistemas e cartografia da Sefaz.