Equipe do Paespe participa de treinamento de primeiros socorros

Curso foi ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu de Alagoas
Por Ascom Ufal
20/04/2023 14h39 - Atualizado em 20/04/2023 às 15h09
Equipe em aula prática

Na última quarta (19), universitários que atuam como voluntários do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) da Ufal foram capacitados em práticas de primeiros socorros. O objetivo da ação é garantir que os instrutores e ministrantes de conteúdo estejam preparados para atuar em situações de emergência, com rapidez e eficiência, proporcionando atendimento qualificado aos extensionistas de ensino médio participantes do reforço escolar e preparatório do Enem.

A equipe de socorristas do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou atividades teóricas e práticas sobre engasgo, crises convulsivas, contenção de sangramentos e queimaduras.

A coordenadora do Paespe Ufal, Geiza Correia, destacou que situações delicadas já ocorreram durante as aulas do preparatório do Enem. “Algumas vezes eu e o professor Roberaldo [Carvalho, coordenador e idealizador do Paespe] precisamos acompanhar estudantes com mal-estar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já tivemos situações de desmaios, muitas vezes relacionados à falta de alimentação, seja pela correria do dia ou até mesmo pela falta de alimento. Por isso, o apoio do Restaurante Universitário via Proest [Pró-reitoria Estudantil} é tão importante para as ações do nosso Programa”.

Segundo a instrutora Layanne, egressa do Paespe e aluna do curso de Ciência da Computação, “participar da capacitação foi importantíssimo para estar preparada e saber como agir em situações que podem ocorrer no dia a dia". Para ela, é importante saber, por exemplo, o que fazer quando observar que a pessoa teve uma parada cardiorrespiratória ou engasgo. "Podemos até salvar uma vida, dependendo da situação, sabendo um procedimento básico até a chegada do Samu no local, se necessário, também dar melhor apoio ao presenciar uma pessoa tendo convulsões. E foi importante também ser conscientizado sobre mitos que costumam se espalhar em situações emergência", completou.

Já a instrutora Juliana, aluna do curso de Química relatou: “A capacitação esclareceu os principais procedimentos para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual uma vítima se encontra".

Sobre o Paespe

É um programa de extensão da Ufal que, por meio de seus projetos, atende indivíduos em vulnerabilidade socioeconômica. As principais frentes de trabalho são o reforço escolar, o pré-vestibular social, as ações de empregabilidade e os cursos de inclusão digital.

Os jovens, alunos de ensino médio ingressam na ação de extensão via processo seletivo realizado pela Copeve, sendo preferencialmente alunos de ensino médio de escolas públicas ou aqueles que comprovem o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS). Além da formação técnico-científica, esses jovens são atendidos pelos serviços médicos da Unidade Docente Assistencial (UDA) da Ufal, pelo Instituto de Psicologia (IP) e pela Faculdade de Odontologia (Foufal) e participam de atividades de esporte e lazer ofertadas pelo Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe).