Aula Inaugural do Mestrado profissional em Educação Física será nesta sexta (14)

Cerimônia é uma das atividades da Semana Acadêmica de Educação Física
Por Jacqueline Freire - jornalista
12/04/2023 16h17 - Atualizado em 13/04/2023 às 11h59

Acontece, nesta sexta-feira, 14 de abril, a partir das 14h, no auditório da Reitoria, a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) do Instituto de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Iefe/Ufal), que abordará o tema: A formação em mestrados profissionais para educadores: desafios e contribuições. A aula será proferida pela professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras da Ufal, Fabiana Pincho de Oliveira e pelo professor do Instituto Federal de Alagoas, Osvaldo Epifânio dos Santos.

Segundo o professor Silvan Menezes, vice-coordenador em exercício da pós-graduação do Iefe, o tema é de suma importância para refletir e reconhecer quais são as contribuições dos mestrados em Educação Básica em nível nacional, olhando especialmente a experiência da Universidade em Alagoas com o mestrado profissional em Letras. “Nosso olhar nessa conferência é para as contribuições e os desafios, principalmente por que estamos falando de um mestrado semi-presencial, numa formação continuada para professores em exercício que atuam na rede pública”, afirma.

O Mestrado Profissional em Educação Física Escolar da Ufal é o primeiro de Alagoas na área. São dez novos estudantes que representam um marco histórico para a Educação Física alagoana. “Esse é o primeiro mestrado em Educação Física no estado. Essa aula inaugura uma nova era de formação continuada e de formação de pesquisadores na área de Educação Física Escolar. Além de ser um marco para o Instituto de Educação Física da Ufal, que se coloca na vanguarda, abrindo um mestrado profissional aqui no estado”, completa o professor.

A atividade faz parte da Semana Acadêmica de Educação Física, que acontece de 14 a 20 de abril, com uma programação variada de oficinas, palestras e minicursos. Durante a tarde da sexta (14) também acontece uma exposição científica dos trabalhos de conclusão de curso da Especialização em Fisiologia e Treinamento Aplicados às Atividades Físicas (Iefe/Ufal). A exposição acontece no hall da Reitoria e é coordenada pelo professor Filipe Antônio de Barros.

A programação completa está disponível no site.