Projeto seleciona voluntários para Colégio Telma Vitória na Ufal

Estudantes atuarão com atividades de estimulação precoce e podem ser de qualquer curso de graduação
Por Jacqueline Freire – jornalista
28/03/2023 13h52 - Atualizado em 28/03/2023 às 15h40

Se você é estudante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem habilidade para trabalhar com crianças e quer aprender mais sobre atividades de estimulação precoce na primeira infância, esta é a sua oportunidade. O projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (Peppi) abriu vagas para voluntários de qualquer curso de graduação, até o próximo dia 31 de março.

O objetivo é realizar atividades de estimulação precoce em crianças na primeira infância, em centros de educação infantil localizados em bairros de alta vulnerabilidade social. O trabalho já começa no Colégio Telma Vitória, que funciona na Ufal, mas também atua no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), no Conjunto Denisson Menezes.

A professora do curso de Enfermagem, Ana Carolina Vieira, coordenadora do projeto, conta que as atividades são realizadas semanalmente, sempre nas quartas e no horário da tarde, com todas as turmas do Telma Vitória. “Cada turma possui um grupo que planeja e executa atividades de estimulação respeitando a idade e o desenvolvimento das crianças”, explica.

Os estudantes selecionados serão voluntários no projeto de extensão, cadastrado no Sigaa. A carga horária de trabalho é de quatro horas semanais e a professora lembra que o compromisso é importante, pois se cria um vínculo com as crianças durante as atividades.

O projeto promove uma transformação no estudante e na comunidade, pois permite a integração entre realidades diferentes, além de promover o desenvolvimento infantil através do brincar, um direito de toda criança, principalmente durante a fase mais importante: a primeira infância”, afirma Ana Carolina Vieira.

Quem tiver interesse em participar ou conhecer o projeto, pode entrar em contato pelo e-mail: peppi.ufal@gmail.com ou também através do perfil do Instagram: @peppi.ufal .

Como começou

A professora explica que as atividades iniciaram em 2018, com 120 crianças de 0 a 6 anos matriculadas no CMEI Heloisa Marinho de Gusmão, localizado no Benedito Bentes II, Maceió/AL. “Com o início da pandemia de covid-19, as atividades presenciais foram suspensas e o projeto funcionou por um ano de forma remota, com palestras, eventos, minicursos e produção de material educativo para a comunidade”, diz.

Durante o Projeto, são realizados eventos, palestras e atividades de educação em saúde. Caso seja necessário, os pais são chamados para receberem orientações de como estimular a criança em casa, através de atividades simples e acessíveis.

Atualmente, o Peppi realiza atividades no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) e na Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória. Possui cerca de 20 voluntários, sendo estudantes de graduação das áreas de saúde e educação da Ufal.