Jornada Estética do Cinema abre prazo para submissão de trabalhos

Evento acontece entre 13 e 17 de março pelo Youtube
Por Ascom Ufal
06/03/2023 12h25

Acontece nos próximos dias 13 a 17 de março a 3ª Jornada Estética(s) do Cinema: Filosofia & linguagem audiovisual, evento vinculado ao Grupo de Pesquisa Estética(s) do Cinema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As apresentações serão transmitidas pelo Youtube, e quem quiser enviar resumos em forma de Comunicação Oral tem até o dia 7 de março para enviar sua solicitação.

Podem participar estudantes da graduação ou da pós. O evento acontece totalmente em formato remoto e para inscrição basta preencher o formulário do site.

“Isso revela uma oportunidade ímpar para que os estudantes de graduação e/ou mestrado de nossa instituição e de todo o país possam mostrar que há pesquisas relevantes, em praticamente todas as áreas, sobre Estética(s) do Cinema. Nesta 3ª Jornada iremos nos debruçar sobre o ponto de encontro, que são muitos, entre ‘Filosofia & linguagem audiovisual’, que é a temática do evento, que este ano será  novamente em modalidade remota (online)”, explica o professor Tiago Penna, coordenador do evento.

As apresentações devem ter duração máxima de 15 minutos e versar sobre as áreas de estudo sobre Estética(s) do Cinema, com o tema: "Filosofia & linguagem audiovisual". Serão aceitos resumos de no máximo 300 palavras, sempre de acordo com as normas da ABNT e acatando ao template fornecido, pelo evento. Os trabalhos poderão ter, no máximo, dois co-autores, e cada co-autor somente poderá apresentar dois trabalhos.

GPEC/Ufal

O Grupo de Pesquisa Estética(s) do Cinema tem produzido atividades voltadas para a intersecção entre o pensamento filosófico acerca da sétima arte e do estatuto das imagens técnicas, e a prática cinematográfica, como o curso de capacitação de produção de videoaulas (2021) e o curso de extensão em EAD de criação em produção de videoclipes (2022).

Coordenado pelo professor Tiago Penna, do curso de Filosofia da Ufal e que também é cineasta independente, o grupo atua entre produções audiovisuais de caráter artístico e pedagógico através do contínuo trabalho junto aos estudantes de todas as áreas interessada em Filosofia do Cinema.