Instituto de Matemática inicia projeto para formação de talentos em exatas

Os 57 estudantes selecionados vão participar de cursos avançados e atividades com ênfase em inteligência artificial e ciência dos dados
Por Ascom Ufal
23/03/2023 09h48

O Instituto de Matemática da Ufal (IM) vai dar as boas-vindas aos selecionados para participar do Novo Ensino Suplementar (NES). O lançamento oficial está marcado para esta sexta-feira (24), às 9h, no auditório da Reitoria, Campus A.C. Simões.

O projeto gratuito terá sua primeira turma a partir da seleção realizada no mês de Janeiro. Foram 241 candidatos e 57 estudantes do Ensino Médio classificados, oriundos de 39 municípios de Alagoas e outros estados do Brasil. A seleta turma tem alunos que juntos somam mais de 150 premiações em competições acadêmicas de caráter regional e nacional.

Desses, cerca de 50% dos estudantes possuem renda familiar de até dois salários mínimos e 20% não possuem computador ou internet cabeada em casa. Além disso, 11 estudantes estão em programas sociais como o Bolsa-Família.

“Nossa missão é criar um centro de excelências na formação de talentos na área de exatas, focando em inteligência artificial e ciência dos dados para estudantes do ensino médio”, destaca o coordenador Krerley Oliveira.

O NES é um projeto permanente de formação integral de recursos humanos em alto nível. Os selecionados vão participar de cursos avançados e atividades no contraturno de suas escolas, com carga horária total de 1,2 mil horas divididas em seis módulos ao longo de três anos.

De acordo com Krerley o objetivo é formar esses estudantes para continuarem seus estudos nas melhores universidades do mundo. “O mais novo centro de excelência em Matemática e Computação chegou desafiando os estudantes a construírem habilidades matemáticas fundamentais para a sociedade”, reforça.

As aulas vão ocorrer no Campus A.C. Simões, três dias por semana na modalidade híbrida, com atividades presencial e on-line. Os alunos também concorrem ao apoio financeiro com bolsas que vão até R$ 1,5 mil para auxiliar nas despesas com estadia, alimentação e custos escolares.

“Para diminuir as desigualdades e equalizar as condições de aprendizagem, este projeto conta com a colaboração de parceiros, sendo pessoas físicas e jurídicas do país que financiarão as bolsas”, adiantou.