HU cria canal no Youtube para tratar de maneira leve temas da área de saúde

Talk Web Show já falou sobre câncer de mama, saúde da mulher, saúde bucal, entre outros
Por Raoni Santos - jornalista
22/03/2023 14h41 - Atualizado em 03/04/2023 às 16h37

Fruto de uma articulação entre a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e a Unidade de Comunicação Social (UCS) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), o Talk Web Show é um projeto onde questões da área de saúde são abordadas de maneira leve, com episódios semanais de duração média entre 10 e 15 minutos. O vídeo desta quarta-feira (15) traz a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa, Monica Assunção, entrevistando o cirurgião bucomaxilofacial e chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Valtuir Félix, discutindo a importância da saúde bucal para a qualidade de vida.

Saúde da Mulher - Câncer de Mama foi o primeiro episódio do Talk Web Show, e trouxe a chefe da Unidade de Gestão da Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Érika Sena, entrevistando a mastologista do HU, Shyrlene Nobre. Ainda em março, estão previstos os temas; Saúde da Mulher: câncer de colo do útero; Obesidade infantil: como prevenir; Pílula do conhecimento: registro seguro do prontuário, como fazer; Dia nacional da Saúde e Nutrição; e Março Azul Marinho: Prevenção ao câncer colorretal.

A iniciativa de promover o intercâmbio de ideias do conhecimento científico que atinja não apenas profissionais e a comunidade acadêmica, mas também para uma audiência mais abrangente, surgiu durante a 8ª Jornada Acadêmica do HU, realizada entre 22 e 23 novembro do ano passado. “Criamos um canal junto aos participantes do evento para que eles elencassem temáticas de interesse da comunidade e que elas fossem discutidas no âmbito do hospital, não apenas em forma de palestras, mesas-redondas, entre outros”, explica o gerente de Ensino e Pesquisa, professor Eurico Lôbo.

A seleção de temas foi iniciativa da equipe técnica, da GEP e da Comunicação Social, de acordo com as áreas de maior interesse e demanda, que podem estar atreladas a uma data específica como as deste mês, que é dedicado à prevenção do câncer colorretal, estendendo-se para outras campanhas, a exemplo do outubro rosa. “A ideia não é a de termos uma palestra científica, mas sim uma abordagem mais simplificada, numa linguagem que chegue a todo o público, mas que não deixe de colocar em evidência os temas relevantes. É importante informar com qualidade”, acrescentou.

Os episódios podem ser conferidos no canal da Unidade de E-Saúde do HU, no link.