Estudantes da Ufal têm trabalhos selecionados em evento internacional

David Victor Castro e Luís Fernando dos Santos vão apresentar trabalhos sobre gestão na saúde pública de Arapiraca e Maceió
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
07/03/2023 11h08 - Atualizado em 10/03/2023 às 15h25
Estudante de Ciências Sociais David Castro

Estudante de Ciências Sociais David Castro

Os estudantes de Ciências Sociais da Ufal, David Victor Castro e Luís Fernando dos Santos, tiveram trabalhos selecionados pela 7ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica (JVIPC), evento realizado pelo Conjugare - Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura, uma entidade de direito privado, que reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e está localizada na cidade do Porto, Portugal. 

Cada discente vai apresentar, no formato de comunicação oral, uma abordagem sobre experiências de gestão na área de saúde pública dos municípios de Arapiraca e Maceió, contemplando o tema da edição deste ano do evento que é Cultura, Sociedade e Relações de Poder. A programação da jornada é on-line, a ser realizada entre os dias 11, 12 e 13 de abril de 2023. Para acompanhar, acesse

David e Luís são alunos de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e integram a pesquisa A governança nas políticas públicas de saúde em municípios alagoanos, coordenada pela professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Luciléia Aparecida Colombo. 

“O trabalho a ser apresentado consiste em uma abordagem comparativa qualitativa, que trata da forma como a governança se apresenta nos setores de saúde dos municípios mais populosos de Alagoas”, explica David que se identificou com a rotina de pesquisa e pretende seguir carreira acadêmica. “Nós analisamos como o princípio de governança foi empregado na implementação dessas políticas públicas em Maceió e Arapiraca no período de 2017 a 2021”, complementa Luís que também almeja seguir na pesquisa em Ciência Política. 

A coordenadora da pesquisa e orientadora dos estudantes, Luciléia reforçou que o estudo “tem o objetivo de verificar a capacidade estatal da área de Saúde de Maceió e Arapiraca” e comentou sobre a satisfação de ter orientandos participando de um evento internacional. “Para mim, é uma alegria ver os alunos se desenvolvendo e os resultados da pesquisa sendo divulgados internacionalmente em um evento. Além disso, o comitê internacional também avaliou o mérito da proposta e considerou que a mesma possui grande potencial”, destacou.