Campus Arapiraca recebe mestrandos do Profmat para aula inaugural 2023

Estudantes do curso são professores da rede pública de ensino
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
13/03/2023 13h26 - Atualizado em 14/03/2023 às 13h42

Na sexta-feira, 17 de março, vai ser realizada a aula inaugural 2023 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) no Campus Arapiraca. Os mestrandos da turma 2022 e os da nova turma deste ano podem participar da aula que terá início às 9h30, na Sala 1, Bloco A, do campus da Universidade Federal de Alagoas na cidade-sede no Agreste. O evento contará com a palestra da professora do Instituto de Matemática (IM) da Ufal e coordenadora nacional do Profmat, Viviane Santos.

Desde o ano passado, além de Maceió, a Ufal passou a ter um ponto focal do Profmat na segunda maior cidade alagoana. O programa de pós-graduação é voltado, de forma preferencial, para demandas de qualificação de professores de matemática que estão no exercício da profissão em escolas públicas. A iniciativa atende ao Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/ 2014, que tem como uma de suas metas garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, as demandas e as contextualizações dos sistemas de ensino.

“Estamos iniciando a segunda turma e a primeira começou no ano passado, ambas com dez vagas. O edital do programa visa a atender, prioritariamente, professores de matemática da rede pública. Em alguns polos, o não preenchimento das vagas permite que aprovados da rede privada sejam classificados. Em Arapiraca, nas duas turmas, temos 100% mestrandos da rede pública de ensino”, destacou o coordenador do Ponto Focal do Profmat em Arapiraca, Rinaldo Vieira.

A oferta desse curso de mestrado é mais uma oportunidade para os profissionais da área continuarem os estudos e aprimorarem as práticas docentes, tendo em vista melhorar o ensino na região. “Temos ex-alunos da licenciatura em Matemática do nosso campus que retornaram depois de cinco anos de formados. Ex-alunos que são professores da rede pública das cidades de Craíbas, Taquarana, Palmeira dos Índios e que retornam como alunos de pós-graduação. Alguns mestrandos têm bastante tempo de sala de aula e, agora, têm a oportunidade de se qualificar”, relatou o coordenador.

Apesar de ainda estar na oferta da segunda turma, as expectativas de crescimento em relação ao mestrado no Campus Arapiraca são positivas, uma vez que o curso já vem ganhando visibilidade e começa a receber inscrições de candidatos de outros estados. “Pelo que estamos observando nos dois exames de seleção realizados, as expectativas se mantém boas. Tivemos aumento no número de inscritos. Acredito que, à medida que o programa vai recebendo as turmas, naturalmente, a divulgação aumenta. Temos mestrandos de Pernambuco, Bahia e Sergipe”, comentou Vieira.

Mais sobre o Profmat

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um programa de mestrado semipresencial com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES), no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O curso é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5, nota máxima para programas de mestrado.

Para saber mais, acesse aqui.

Como ingressar

Para se tornar aluno do Profmat, é preciso participar do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa. As seleções são anuais e regulamentadas em edital.

Para saber sobre o Profmat Ponto Focal Maceió, clique aqui. Já as informações relativas ao Ponto Focal Campus Arapiraca estão disponíveis neste link.