Alunos do Conexões de Saberes conseguem vagas na graduação da Ufal

Resultado do programa de extensão teve destaque nas notas de Redação do Enem e aprovação em três dos dez cursos mais concorridos
Por Manuella Soares - jornalista
03/03/2023 14h42 - Atualizado em 03/03/2023 às 15h41

Eles buscaram o apoio universitário para conseguir o acesso à Universidade e hoje comemoram a aprovação! Nove alunos da turma do Programa de Extensão da Ufal Conexões de Saberes foram convocados na Chamada Regular do Sisu 2023.

“Alcançar um resultado tão positivo como esse é um orgulho imenso. Para a equipe é satisfatório ver na primeira chamada a aprovação de alunos em diversos cursos, isso nos motiva a continuar na luta para somar com o ingresso desses alunos de origem popular na universidade pública”, destacou Janda Alencar, responsável pelo Programa.

As atividades principais do programa são 20 horas/aula semanais do Pré-Enem Comunitário, envolvendo todas as áreas temáticas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio e foco especial nas disciplinas de Redação e Matemática.

Entre os convocados para estudar na Ufal estão Emilly Suelly, que tirou nota 960 na Redação e conseguiu ingressar no curso de Farmácia, um dos dez mais concorridos da instituição; e Vitória Rafaelle, aprovada em Ciências Contábeis com 920 na Redação. Os outros alunos do Conexões de Saberes passaram em diversos cursos como Serviço Social, Jornalismo, Relações Públicas, Administração e Nutrição, estes dois últimos que também estão na lista do TOP 10 mais concorridos esse ano.

Porta de entrada

Com o objetivo de contribuir para a inclusão dos jovens das classes populares na Universidade, o Programa atente estudantes oriundos de escolas públicas que desejam uma vaga no ensino superior.

Além das aulas regulares e gratuitas, o Conexões de Saberes promove Aulões com a participação de professores externos da Ufal, grupos lúdicos do Estado e monitores bolsistas do Projeto. A expectativa para a seleção da próxima turma é que cerca de 800 alunos concorram às 200 vagas ofertadas.

“Esse ano, estamos com o processo em andamento para 200 vagas, as aulas estão previstas para início de maio e acontecerá nas dependências da Ufal de segunda a sexta no turno da noite”, adiantou Janda.

A homologação das inscrições será feita até esta sexta-feira (3). Confira os detalhes no site da Copeve.