Ufal premia por Excelência Acadêmica trabalhos do Pibic e Pibiti ciclo 2021-2022

Mais de 200 trabalhos foram premiados nos dois programas institucionais abrangendo diversas áreas de pesquisa

Por Diana Monteiro - jornalista
09/02/2023 15h05 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h07

As atividades de Iniciação Científica (Pibic) e de Inovação Tecnológica (Pibiti) desenvolvidas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ganharam esta semana maior destaque com a realização da Solenidade de Divulgação da Premiação Excelência Acadêmica. A seleção dos trabalhos foi feita por avaliadores externos de diversas instituições de ensino superior do país, convidados pelos membros do Comitê Assessor de todas as unidades acadêmicos dos quatro campi da Ufal (A. C. Simões, Arapiraca, Sertão e Ceca).

Do total de premiados, receberam Excelência Acadêmica, pelo Pibic, 191 trabalhos e pelo Pibiti, 31, divulgados durante solenidade presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, realizada na tarde de ontem, quarta -feira (8). A solenidade, de forma remota, foi transmitida pelo canal do Youtube da Coordenação de Pesquisa (Cpq), liderada pela professora Magna Suzana Alexandre. Os programas integram umas das ações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Os trabalhos foram apresentados no 32º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (CAIC) e do 15º Congresso Acadêmico de Iniciação Tecnológica (CAIT), realizados pela Ufal, de 7 a 11 novembro do ano passado. Segundo a assessora da Cpq, Berenice Pimentel, a realização dos dois eventos teve como objetivo  dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no ciclo 2021-2022. E destaca:

“No Congresso CAIC. 837 bolsistas do Pibic mostraram os resultados finais da pesquisa e no do CAIT, 102. Os projetos desse ciclo tiveram início em 1º de setembro de 2021 com encerramento em 31 de agosto de 2022. Os alunos que receberam Excelência Acadêmica obtiveram nota máxima, dentro dos critérios estabelecidos para a premiação”, enfatiza. Berenice adianta que até a primeira quinzena de abril a Propep estará com inscrições  abertas para os respectivos programas para o  ciclo 2023 -2024.

Veja a evolução dos Programas Pibic e Pibiti nos últimos três ciclos aqui