Escola Técnica de Artes exibe estreia de filme sobre vítimas do afundamento do solo

Documentário Aqui Fomos Felizes conta dramas pessoas e familiares de oito moradores dos bairros afetados pela extração irregular do sal-gema

Por Deriky Pereira – jornalista
14/12/2023 16h14 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h07

Aqui Fomos Felizes. Esse é o nome do documentário produzido por Emerson do Nascimento, Cynthia de Jesus e Helisabety Barros e que conta dramas pessoais e familiares de oito moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo. A estreia será nesta sexta-feira (15), a partir das 20h, na Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), situada na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió. A entrada é franca.

A extração irregular do sal-gema feita pela mineradora Braskem foi responsável pelo êxodo de moradores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, além de parte do Farol, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O relatório, divulgado em 2019, apontou que a extração, feita de maneira inadequada, desestabilizou as cavernas subterrâneas existentes nos bairros, o que causou as rachaduras e o afundamento do solo causado pela Braskem.

“A obra procura dar voz e cara aos números dessa tragédia, permitindo que as vítimas expressem seus relatos pessoais e suas lutas por reivindicação, trazendo um olhar humanizado para uma tragédia anunciada que a Braskem, os órgãos de controle e o próprio poder público insistem em ver como um fenômeno contingente e casual”, explicam os responsáveis pelo projeto, reforçando que o lançamento do filme é aberto ao público.

Com isso, Ana Lúcia, Felipe Hotta, Fernanda Valéria, Iracy Barros, José Ricardo, Luiz Lima Verde, Maria Rosângela, Priscilla da Costa, Romualdo da Silva, Sofia Melo e Thaís Ferreira recordam como tudo começou, em 2018, a partir do primeiro tremor de terra no bairro do Pinheiro, em Maceió, e falam sobre como o maior crime socioambiental em curso do mundo causou a mudança em diversos aspectos de suas vidas.

Assista ao trailer do filme aqui. Saiba mais sobre o filme no perfil @vitimasdabraskem.

Serviço:

O quê: Documentário – Aqui Fomos Felizes