Atenção: Módulo Graduação do Sigaa já está em funcionamento

Atividades e funcionalidades da graduação na Ufal devem ser acessadas no novo módulo; Sie Web segue ativo apenas para consulta
Por Ascom Ufal
26/12/2023 11h55

As funcionalidades do novo sistema de gestão acadêmica, módulo Sigaa Graduação, estão liberadas a partir desta terça-feira (26). A partir de agora, dados referentes à graduação devem ser consultados no novo módulo disponível neste endereço.

O Sie Web continuará ativo apenas para consulta.

Discentes já podem acessar histórico, comprovante de matrícula e navegar pelo respectivo portal para verificar todos os novos recursos disponíveis. Já os docentes poderão conferir se as turmas do período corrente estão completas, iniciar a digitação das notas e navegar pelos recursos adicionais no portal destinado ao professor.

As comissões que atuaram na implantação do módulo destinado à graduação e na construção do regulamento acadêmico estão construindo tutoriais de uso e acesso ao novo sistema para a comunidade acadêmica de acordo com cada perfil. Os tutoriais para docentes  e discentes já estão disponíveis.

O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Reinaldo Cabral, informa que a equipe do setor está pronta para atender aos chamados caso algum usuário identifique diferença entre os dados que constavam no sistema anterior e os que foram migrados para o atual.

Para facilitar as correções, ele orienta que o usuário encaminhe o dado que consta no antigo sistema e o que diverge no Sigaa Graduação, com um breve descritivo que facilite o entendimento.

A solicitação de correção deve ser enviada, preferencialmente, para o e-mail atendimento@nti.ufal.br.

Mudanças necessitam de um período de adaptação e, por isso, nas primeiras semanas de operação do Sigaa Graduação, a equipe do NTI pede a compreensão caso o tempo para responder às solicitações de correção superem as expectativas.

Necessidade de mudança

O módulo Graduação do Sigaa é o maior de todos os que compreendem o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e está alinhado à nova Resolução nº 114/2023 - Consuni/Ufal que regulamenta o Regime Acadêmico dos Curso de Graduação da Ufal. O novo sistema foi implantado para substituir o Sie Web, uma vez que este não estava atendendo às demandas existentes.

Para alcançar tal objetivo, a Ufal percorreu um longo caminho com o aval da gestão superior, com o envolvimento de diversos setores, com ampla discussão entre comissões e grupos de trabalho que contou com a representação de diretores, coordenadores, docentes e discentes que atuaram, inclusive, na equipe de facilitadores na primeira formação para implementação do Sigaa.

De 6 a 21 de dezembro, foi realizada a ação de migração dos dados para o novo módulo. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Gerência de Registro e Controle Acadêmico (GRCA) e Coordenação de Registro Acadêmico (CRCA) atuaram para agilizar o processo de substituição e a transferência do grande volume de dados.

Ao longo de 2023, a equipe do Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford) promoveu uma série de capacitações com gestores da graduação, coordenadores de curso, técnicos, docentes e estudantes da Ufal a fim de apresentar as funcionalidades do novo módulo.

A expectativa é de que o resultado das ações – a atualização do regulamento acadêmico da graduação e a migração para o Sigaa – traga avanços para a gestão acadêmica dos cursos de graduação, promovam mais eficiência, transparência nos processos acadêmicos e administrativos para toda comunidade acadêmica da Ufal e setores externos.