Universidade Federal de Alagoas sedia Encontro Meninas Olímpicas

Atividade de extensão quer aproximar as meninas da paixão pela Matemática
Por Jacqueline Freire - jornalista
08/11/2023 13h46 - Atualizado em 08/11/2023 às 13h47

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu nessas segunda e terça, 6 e 7 de novembro, o 1° Encontro Meninas Olímpicas, uma atividade do projeto de extensão Meninas Olímpicas Ufal. Por meio de uma série de atividades inspiradoras, incluindo palestras, oficinas práticas e uma mesa-redonda sobre Olimpíadas de Matemática e Oportunidades, o evento teve como objetivo principal motivar as estudantes a se destacarem na matemática.

A área ainda é pouco ocupada pelo universo feminino. Mas no Encontro Meninas Olímpicas, as meninas puderam conhecer a Universidade, participar de atividades e obterem incentivo para participarem de Olímpiadas de Matemática e Programas de Treinamento na área oferecidos pela Universidade, são oportunidades acadêmicas que promovem e incentivam a participação feminina nas Olimpíadas de Matemática.

“Uma parte especial do evento foi a emissão de certificados para todos os alunos e professores que participarem. Isso serve como prova de seu envolvimento e compromisso com a excelência em matemática”, comenta a professora e coordenadora do evento Elaine Silva, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal. Ela atua no projeto junto com uma equipe de alunas e técnicas do IM, além de profissionais com formação em matemática e em estatística.

Voltado para estudantes de escolas públicas e privadas de Maceió, o evento contou com a participação de 140 inscritos. “O encontro foi uma oportunidade valiosa para estudantes e professores que desejam se aprofundar na matemática e obter inspiração para futuras realizações”, completa.