Mais de mil estudantes da Ufal farão prova do Enade no dia 26 de novembro

Quem ainda não respondeu ao Questionário do Estudante deve cumprir essa etapa obrigatória o quanto antes
Por Manuella Soares - jornalista
17/11/2023 11h45

Está chegando a hora de mais um Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). No ciclo 2023 a Ufal vai participar com 22 cursos, contemplando todos da saúde, as engenharias, Arquitetura e os de ciências agrárias. A prova presencial será aplicada no próximo dia 26 de novembro, e os estudantes devem ficar atentos a algumas questões.

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, horário de Brasília, com fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30, após distribuição nominal dos cadernos de provas, e tem duração de quatro horas.

O preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório e ficará disponível até o dia 25, mas é importante não deixar para cumprir essa etapa perto do limite e evitar congestionamento do sistema.

“É preciso responder ao questionário completo fidedignamente. Caso surjam dúvidas quanto ao tópico do qual trate a questão, o aluno deve buscar esclarecimento junto à coordenação de curso. E, ao longo do preenchimento, o estudante deverá refletir sobre todos os programas de auxílios ao estudante como Pibic, Pibiti, Pibid e monitoria, por exemplo”, lembrou o procurador Educacional Institucional, Deiwyd Melo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou a consulta ao local de prova no sistema Enade e é essencial que todos verifiquem o cartão de inscrição com os dados do aluno.

Este ano foram selecionados, pela Ufal, 2.539 estudantes, sendo 1.370 ingressantes e 1.169 concluintes. No entanto, somente os concluintes fazem a prova presencial e respondem ao questionário do estudante. A nota dos ingressantes é feita com base na nota do Enem.

O Enade é um indicador de qualidade do curso adotado pelo Inep, um instrumento para avaliação do projeto pedagógico do curso, como as diretrizes curriculares estão sendo vivenciadas naquele curso e como esse trabalho se desenvolve com relação aos demais cursos do país.

A participação dos concluintes no Enade é um componente obrigatório, e, caso o estudante fique irregular, pode ser impedido de colar grau até agosto do próximo. Todas as informações importantes para a avaliação podem ser conferidas nesta Cartilha Digital disponibilizada gratuitamente. A Procuradoria Educacional Institucional também utiliza o canal pi@reitoria.ufal.br para esclarecer qualquer dúvida.