Evento discute importância da água e vai elaborar carta para COP-28

Iniciativa tem participação de estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal na organização
Por Deriky Pereira – jornalista
10/11/2023 13h46

Água e Clima em Todos os Lugares. Essa é a premissa – e também o nome – de um evento que acontece no domingo (12), realizado pelo projeto Águas Resilientes e que conta, em seu organograma, com a participação de Verena Meirelles, estudante do 9º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo é destacar a importância de se discutir sobre a água e sua relação com a crise climática que afeta todo o mundo nos dias de hoje. Para se inscrever clique aqui.

O evento deste domingo segue em consonância com um momento prévio onde mais de 300 inscritos elaboraram documento com propostas sobre pautas da agenda da água na Organização das Nações Unidas (ONU) e que, posteriormente, será levado para a 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-28), cuja realização se dará em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro com diversas pautas a serem debatidas.

“Queremos realizar este evento prévio para deixar em evidência os impactos que estão sendo causados pelas mudanças climáticas e os recursos hídricos, tais como eventos extremos de seca que afetam o abastecimento de água, e eventos de enchentes cada vez mais avassaladores. Nele, também teremos um workshop para elaboração de uma declaração dividida por regiões brasileiras, pois, num país com dimensões continentais, cada região sofre de uma maneira diferente quanto aos impactos das mudanças climáticas”, explicou Verena Meirelles.

A estudante da Ufal contou ainda que a ação é inédita. “A COP-28 é um evento extremamente importante quando falamos de clima. Nele, todos os representantes dos países estarão presentes para discutir caminhos e decisões para inibir ou reduzir os impactos das mudanças climáticas”, disse Verena, alegando a importância da participação de outros estudantes e estendendo o convite para que participem deste evento prévio.

“Inicialmente, os presentes contribuirão na declaração que levaremos para o evento, tendo espaço de fala e colaboração, para conseguirmos ter diferentes visões sobre as vivências sobre água e clima. Como somos jovens que temos a possibilidade de evidenciar essa declaração na COP-28, onde muitos não poderiam, estamos querendo 'fazer valer a pena' e levar as problemáticas levantadas pelos jovens brasileiros, para as discussões na Conferência”, completou Verena.

Apesar de utilizar os termos ‘jovens’ e ‘estudantes’, o evento não é apenas direcionado a este público-alvo: todo mundo pode se inscrever e participar da discussão sobre a água e o clima, principalmente os mais engajados em promover a mudança, ou seja, aqueles que desejem contribuir com a construção do documento a ser levado para a COP-28.

“Desde pesquisadores que investigam sobre o tema e podem contribuir com bases científicas, aos moradores de comunidades que sofrem com os impactos, deslizamentos de terra, falta de abastecimento de água, chuvas torrenciais, enfim A presença de todos é bem-vinda, pois dependemos da água, e de uma forma ou de outra, estamos sofrendo ou percebendo os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos”, salientou Verena Meirelles.

Sobre o projeto

O projeto Águas Resilientes foi criado em meados de 2019 por um estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que convocou outros alunos da instituição e estendeu, na sequência, o convite para demais graduandos de universidades do país. Verena se interessou pela iniciativa e hoje ocupa o cargo de Diretora de Projetos. “Ele tem como missão proporcionar o impacto socioambiental com foco no acesso à água, saneamento e higiene com o objetivo de trazer representatividade, diversidade e visibilidade para vozes inviabilizadas. Queremos garantir o direito do acesso justo, e limpo da água para todos”, explicou ela.

Assim, o projeto se concretiza como uma iniciativa social que busca, por meio de eventos e outras ações, alcançar sua missão. “Os eventos servem para levantar algumas pautas, por exemplo, a implementação do acesso à água. E um dos exemplos é o projeto que elaboramos para reaproveitamento de água da chuva, que estamos buscando financiamento para implementar em comunidades em situação de vulnerabilidade”, complementou Verena.

Outras informações

Além do projeto Águas Resilientes, o evento Água e Clima em Todos os Lugares também conta com apoio do Voz das Comunidades, We Are Tomorrow Global Partnership e do governo da Holanda.

No entanto, a delegação de jovens que se prepara para embarcar rumo à COP-28 também elaborou uma vaquinha on-line para conseguir arrecadar alguns recursos para contribuir com alguns custos como: a emissão de passaporte e visto dos representantes, hospedagem e alimentação durante o evento, além de seguro viagem.

Clique aqui e saiba mais sobre a ação. Conheça o projeto Águas Resilientes aqui.