Calouros são recepcionados com aula sobre desafios da vida universitária

Aula inaugural aconteceu na segunda, 6 de novembro, na Reitoria

Por Jacqueline Freire - jornalista / Fotos: Renner Boldrino
08/11/2023 13h37 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h07
Aula inaugural deu ênfase às oportunidades de sonhar alto

Os novos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o semestre 2023.2 foram recepcionados nessa segunda-feira, 6 de novembro, pela gestão e docentes, no auditório da Reitoria em Maceió. O momento de boas-vindas e celebração por esta nova etapa da vida acadêmica trouxe a reflexão sobre a jornada universitária, seus desafios e possibilidades.

A tarde começou com a apresentação  artística da professora Débora Borges, do curso de Música, no violino; e do estudante de Música Mário Salles, no violão. Eles tocaram três momentos da obra A história do tango, de Astor Piazzolla.

A aula inaugural foi proferida pelos professores Luciana Santana, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), e Leogildo Alves Freires, do Instituto de Psicologia (IP). Durante sua palestra, a professora Luciana Santana destacou que este é um momento de mudança e de aprendizagem na vida de cada estudante que ingressa na universidade neste momento. “É necessário que a gente consiga alcançar habilidades interpessoais, sociais e paciência para passar pela vida acadêmica. É um processo, por mais que os primeiros meses sejam penosos para alguns, logo tudo melhora, vêm as iniciações científicas, os projetos, programas, todo um mundo de oportunidades”, disse.

Já o professor Leogildo Freires, lembrou que estas oportunidades também podem estar presentes em outros cursos. “A grande diferença entre uma universidade para faculdades e centros universitários, é que vocês podem transitar entre os cursos. Uma disciplina que queira cursar em outro curso, um projeto, são habilidades e oportunidades muito importantes na vida acadêmica”, completou.

As amigas Edayna Castelo e Rebecca Sulamita estudaram juntas no ensino médio e participaram da aula inaugural. Elas agora são estudantes de Pedagogia e Ciências Biológicas, respectivamente. “Escolhi Pedagogia por que tenho o sonho de ter minha própria escola, Estou emocionada, meu foco é aprender muito aqui”, disse Edayna. Antes da aula iniciar elas conheceram a também estudante de Ciências Biológicas, Raissa Gabrielle: “Penso em chegar ao doutorado, ser pesquisadora e dar aula na Universidade”, afirmou.

Alcançar grandes sonhos foi o conselho dado durante toda a tarde. "Sonhem", "voem alto", "conheçam e vivam a Universidade", foram as palavras mais ouvidas. Presidindo a mesa de honra, a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcante, iniciou sua fala agradecendo aos estudantes pela presença. “Estávamos esperando por vocês. A Universidade não existe sem vocês. A caminhada de vocês começa agora, não importa a idade, sexo, raça. O que importa é o que vocês estão iniciando agora. O céu é o limite. Este local permite grandes sonhos, voem. A Ufal é uma grande família que ajuda a realizar sonhos, a formar cidadãos”, destacou.

Ela lembrou ainda a importância de contarmos uns com os outros e com a família. “Daqui a cinco ou seis anos teremos grandes nomes da sociedade alagoana, quem sabe brasileira, saindo dessas cadeiras. Saibam que esta caminhada não é feita a sós. Agradeçam aos familiares, amigos, a quem gosta de vocês. Agradeçam sempre”, disse.

O pró-reitor de Graduação, professor Amauri Barros, destacou o que chamou de “apagão de mão de obra qualificada” para incentivar os estudantes a se dedicarem a este novo momento de suas vidas. “Façam bem o curso que vocês escolheram, pois há espaço para todos. A universidade é um lugar de transformação. Aqui não é mais como na escola, precisamos assumir nossas responsabilidades. Participem da vida acadêmica, não só do seu curso, busquem os grupos de estudos, de esportes, de oração, vivam a universidade”, disse.

O pró-reitor estudantil, professor Alexandre Lima, aproveitou o momento para lembrar aos estudantes sobre as políticas estudantis de apoio à vida acadêmica: “Muito em breve vocês conhecerão os programas, bolsas e auxílios, como o Restaurante Universitário, a Residência Universitária, entre outros. Fiquem atentos à página da Ufal, às redes sociais e às oportunidades que surgirem”, lembrou.

Quem também lembrou aos estudantes sobre as oportunidades de viver a universidade e a vida acadêmica foi o estudante Thomas Noa, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Aproveitem tudo o que a universidade tem a oferecer, os espaços, os diretórios, os movimentos estudantis, esportes… A universidade é o espaço de formação que nós escolhemos, mas também é um espaço político e é importante ocuparmos esses espaços, usufruir de tudo o que a Ufal oferece, bolsas, auxílios, festas, enfim”. E fez o convite: “Estudem muito, mas também se divirtam, é um longo período da nossa vida que passamos aqui”, completou.

Também estiveram presentes na mesa de honra, o pró-reitor de gestão de pessoas Wellington Pereira; o coordenador da pós-graduação, professor Walter Matias; o pró-reitor de Extensão, Cézar Nonato; professor Wladimir Caramori, representando os diretores acadêmicos; e a professora Maristher Barros, representando as coordenações de curso.