Alunos de Administração criam cursos para pequenos empreendedores

Organizações contempladas são dos setores da Cultura, Turismo e Agroecologia

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Alunos criaram minicursos para 15 organizações de empreendedores alagoanos

Aprendizado aplicado para a prática da sociedade. Esse foi o resultado da disciplina Gestão Mercadológica 1 do curso de Administração da Ufal, ministrada pelo Rodrigo Reis, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Os alunos criaram minicursos para ajudar algumas organizações de pequenos empreendedores de Alagoas.

Os 78 estudantes envolvidos são dos turnos manhã e noite, e de acordo com o professor, 15 instituições dos segmentos da cultura, turismo e feiras agroecológicas foram beneficiadas com o conteúdo.

“Eles desenvolveram ações de extensão com abordagem teórica e prática, buscando aplicar os conteúdos da disciplina no contexto de organizações reais, contribuindo para que pequenos empreendedores consigam compreender melhor os processos organizacionais ligados ao contexto do Marketing”, explicou o professor Rodrigo.

O trabalho foi feito em etapas e iniciou com um diagnóstico organizacional, construção de relatório técnico e conteúdos de marketing, especialmente focados no digital, para as empresas reforçarem as postagens nas mídias sociais, produzindo posts, reels, vídeos, podcasts e um banner. Já a segunda unidade da disciplina foi o momento de contribuir a partir de minicursos voltados para o marketing de serviços e o comportamento do consumidor.

“Trabalhar o Marketing com as empresas propostas foi de um aprendizado gigantesco. Nosso grupo teve o prazer de conhecer a realidade enfrentada pelos pequenos produtores da Feira Agroecológica e Orgânica da Praça do Centenário. Analisar a situação e poder elaborar algo que pudesse melhorar de alguma forma a comercialização dos produtos daqueles produtores nos trouxe grande satisfação.  Juntando o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática, foi de grande valia para todos nós”, destacou a aluna Fernanda Batista, que compôs o grupo com os estudantes Guilherme, Clarice, Crislane e Érica.

A Feira Agroecológica da Ufal também recebeu uma abordagem prática das atividades propostas na disciplina. Os alunos Arthur, Vicente, Pedro, Caio e Renato realizaram um trabalho importante com os agricultores que comercializam seus produtos semanalmente no campus.

“Trabalhar com a Feira Agroecológica nos proporcionou uma compreensão profunda de como as estratégias de marketing podem ser aplicadas em situações do mundo real. Pudemos ver de perto como a visibilidade, a atração de público diversificado e a promoção de um ambiente sustentável são desafios reais que podem ser enfrentados com o uso adequado de estratégias de marketing”, ressaltou Arthur Bispo.

Outras organizações atendidas com as ações foram: Maracatu Yá Dandara, Ecomar pousada de experiência, Grupo de Capoeira São Bento, Maracatu Afrocaeté, Banda Afro Zumbi, Lagartos Eco Adventure, Aventura Eco Brasil, e Feira Agroecológica Novo Jardim.

Os minicursos contendo plano de curso, cartilha (com conteúdo, estudo de caso e dinâmica de grupo) e vídeo aula estão sendo disponibilizados para que os empreendedores aprimorarem a gestão mercadológica dos seus negócios.

Confira um dos minicursos desenvolvidos com vídeo aula, cartilha e apresentação.