Últimos dias de inscrições para candidatos a intérpretes de Libras

Dão 12 vagas abertas e podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação; selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.500,00
Por Jacqueline Freire – jornalista
09/01/2023 12h09 - Atualizado em 09/01/2023 às 12h14

Estão abertas as inscrições, até o dia 11 de janeiro, para o processo seletivo simplificado destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para atuar como tradutores, intérpretes de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), guia e intérpretes de Libras (GILs). Os novos bolsistas vão atuar para promover o desenvolvimento institucional e o apoio acadêmico a discentes surdos ou surdocegos. Os selecionados atuarão nos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão e suas respectivas unidades educacionais.

Os candidatos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.500,00 até um período limite de 12 meses, com início do programa previsto para ocorrer no mês de fevereiro de 2023, com possibilidade de prorrogação do vínculo de bolsista ao programa. O edital oferta 12 vagas, sendo oito para estudantes da graduação, quatro da pós-graduação e mais 15 vagas para cadastro reserva.

Para participar da seleção, é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação na Ufal, ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq, dedicar-se às atividades acadêmicas de componentes curriculares como tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa/Libras (TILSP) e Guia-Intérpretes de Libras (GILs). Além disso, é preciso cumprir o cronograma mensal de atividades definido pelo setor ao qual estará vinculado.

A inscrição é feita diretamente em formulário eletrônico. Após o preenchimento, o candidato deve anexar o Currículo Lattes, um comprovante de vínculo com a Ufal (matrícula, histórico); e uma carta de intenção em Libras. A seleção será feita com base na análise do currículo, uma entrevista em Libras e na carta de intenção.

O resultado final será divulgado em 27 de janeiro. Mais informações aqui.