Ufal retornará serviço de Colação de Grau Social para formandos

Estudantes concluintes já podem realizar solicitação por e-mail
Por Manuella Soares - jornalista
27/01/2023 10h08 - Atualizado em 01/02/2023 às 10h49

Após um período suspensa devido à pandemia de covid-19, a Universidade Federal de Alagoas volta a oferecer a Colação de Grau Social aos estudantes concluintes da graduação. Os interessados devem fazer uma solicitação por e-mail para gr@reitoria.ufal.br , pelos telefones 3214-1048/1007, e aguardar a confirmação da data.

O serviço foi instituído na Ufal desde 2016 com o objetivo de humanizar e qualificar a colação de grau dos estudantes que não têm condições para financiar uma solenidade de formatura. A comemoração era feita duas vezes por ano com cerca de 50 alunos por turma.

No mesmo ano o projeto da Colação de Grau Social chegou aos campi fora de sede e seguiu realizando o sonho de centenas de alunos que comemoraram a graduação num evento com atrações culturais e todo o cerimonial tradicional que o momento requer.

A última cerimônia foi realizada em fevereiro de 2020, quando a Ufal entregou 105 novos profissionais ao mercado de trabalho alagoano de 33 cursos ofertados nos campi A.C. Simões, Arapiraca e Sertão.

De acordo com Fátima Leobino, responsável pela equipe de cerimonial da Universidade, as novas solicitações serão organizadas para formar turmas de pelo menos 60 graduandos e, só então, as datas das solenidades vão ser alinhadas com o reitor Josealdo Tonholo.

Ela lembra que a cerimônia é apenas um ato formal, mas os alunos que participam da Colação Social já devem ter finalizado qualquer pendência acadêmica. “Agora eles já pegam seus certificados on-line, então, no ato da Colação oficial todos já estão com seus certificados”, reforçou Leobino.