Proex lança edição especial da revista Extensão em Debate

Periódico dá voz para acadêmicos que tiveram contato com atividades de extensão
Por Richard Cordeiro – estudante de Relações Públicas
06/01/2023 12h45 - Atualizado em 09/01/2023 às 13h06

A revista Extensão em Debate, organizada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas, apresenta para toda a comunidade acadêmica a publicação da edição especial com a temática Atividades Curriculares de Extensão (ACEs): Ofertas e Vivências na Ufal. O periódico eletrônico traz 30 produções, divididas em cartas pedagógicas, crônicas dissertativas, artigos, relatos de experiências, resumos expandidos e produtos de extensão.

A publicação busca dar espaço de fala para aqueles que tiveram, de alguma forma, contato com as diversas atividades de extensão, mediante a oferta das ACEs, executadas pela Ufal. É a primeira vez que a revista aborda essa temática.

Essa edição vai funcionar como parâmetro para as várias edições que ainda virão. “Trazemos para todas as pessoas interessadas na temática, num leque diverso e das mais variadas formas textuais, uma sequência rica de produções em que, ao requinte linguístico textual de cada autor ou autora, é apresentada uma diversidade de experiências daquelas pessoas que dedicaram um ‘tempinho’ para descrever suas maravilhosas vivências em atividades curriculares de extensão!”, explicou o pró-reitor de Extensão, professor Cezar Nonato.

As ACEs

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define que o ensino, a pesquisa e a extensão formam um tripé obrigatório nas universidades e são indissociáveis, conforme o artigo 207 da Constituição Federal. A indissociabilidade, além de contribuir para o “fazer universitário”, caracteriza a universidade como um espaço de produção científica que se fundamenta a partir de uma natureza social e cultural para a formação crítica, cidadã, ética e profissional de alunos e alunas.

A Ufal, por meio da Resolução Nº 04/2018, do Conselho Universitário, definiu que tipos de ações extensionistas podem ser ofertadas como componentes curriculares obrigatórios, denominadas Atividades Curriculares de Extensão (ACEs). Nos termos desta resolução, essas atividades devem ser desenvolvidas, vinculadas a, pelo menos, um programa de extensão, tendo dentre essas ações projetos extensionistas, além de cursos, eventos e produtos. Para ter acesso gratuito ao conteúdo da revista, clique aqui.