Primeira tese de doutorado é defendida em Engenharia Química da Ufal

Universidade Federal de Alagoas é a única do Estado a ofertar pós-graduação na área
Por Jacqueline Freire - jornalista
18/01/2023 11h08 - Atualizado em 18/01/2023 às 11h09

Em mais um passo de sucesso a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), única no Estado a ofertar pós-graduação em Engenharia Química, teve a primeira tese de doutorado aprovada no final de dezembro. Pollyanna Lins, agora estudante do pós-doutorado na Ufal, apresentou o tema “Avaliação da influência dos parâmetros de síntese de hidróxidos duplo lamelares ZnAl para aplicação como adsorventes em tratamento de água”.

“O objetivo principal do trabalho foi sintetizar Hidróxidos Duplo Lamelares, avaliando pH, tempo e temperatura de síntese, para entender as mudanças morfológicas e estruturais, com a finalidade de estudar a influência na capacidade adsortiva dos materiais produzidos”, diz. Ela explica que foram feitas argilas sintéticas, modificando algumas condições do processo, com o intuito de auxiliar o tratamento de água, retirando substâncias que normalmente não são retiradas nos tratamentos convencionais, no caso da pesquisa, o poluente foi o corante verde malaquita.

“Minha pesquisa foi feita no laboratório de processos LAPRO, alguns experimentos foram feitos nos laboratórios parceiros, o tratamento de dados foi feito em alguns softwares como matlab e statistica”, completa. Para a pesquisadora, que estuda na Ufal desde a graduação em Engenharia Química, fazer pesquisa não é um caminho fácil.

“Fomos a primeira turma de doutorado, a maioria já se conhecia, então já tínhamos um vínculo criado, já que com a pandemia não tivemos tanto tempo para conviver, porém fomos nos ajudando com o passar dos anos, dando força um pro outro. Pessoas muito capacitadas e dispostas a dividir todo o conhecimento”, avalia.

A pandemia tornou a pesquisa no doutorado ainda mais desafiadora, mas Pollyanna conta que a ajuda do orientador, o professor Lucas Meilli, foi fundamental nesse processo. “[Assim] foi possível conduzir o trabalho da melhor maneira possível. Não posso deixar de agradecer aos laboratórios parceiros que ajudaram na confecção da minha tese, sendo: LASSOP, LsCat, TECNANO, Laboratório de Caracterização e Microscopia de Materiais e por último, mas não menos importante, o Laboratório de processos (LAPRO) do qual faço parte, onde há uma troca de conhecimento e parceria entre os alunos”, diz.

Daqui em diante o pensamento é crescer ainda mais. “Já faz um tempo que decidi seguir carreira acadêmica, fiz mestrado e doutorado na Ufal e hoje sou aluna de pós-doutorado, recentemente aprovada, hoje posso retribuir um pouco do que foi passado para mim em termos de conhecimento ao longo desses seis anos de pós-graduação. Fico no aguardo da aprovação em um concurso para que possa iniciar minha carreira docente e continuar nesse mundo da pesquisa que tanto gosto!”, revela.