Encalhados: diplomas estão esquecidos nos armários do DRCA

São mais de mil diplomas expedidos e não resgatados pelos titulares
Por Lenilda Luna - jornalista
16/01/2023 12h26 - Atualizado em 17/01/2023 às 13h16

Concluir uma graduação ou uma pós-graduação exige dedicação aos estudos e disciplina. Para os graduandos, a Colação de Grau é a solenidade oficial que encerra a formação acadêmica. Mas é o diploma, documento emitido pela Universidade, que comprova que a pessoa diplomada cumpriu todos os requisitos e tem as habilidades exigidas para o título. 

Exatamente porque é um documento necessário para concursos públicos e candidaturas a empregos que exigem graduação que é de se estranhar tantos diplomas de graduação e pós-graduação esquecidos nas prateleiras do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). São mais de mil, segundo levantamento recente, a maioria de graduação e primeira via. 

O chefe da Divisão de Registro Acadêmico, que realiza a Colação de Grau e expedição de diplomas, João José da Silva, relata que logo que se formam ou são aprovados nas bancas da pós-graduação, alguns estudantes solicitam uma declaração de conclusão do curso. ‘É um documento provisório enquanto o diploma é expedido, no prazo máximo de 60 dias”, explica ele. 

"Ressaltamos que em cumprimento a Portaria Nº 554, de 11 de março de 2019 desde 17 de dezembro de 2021 todos os diplomas da graduação emitidos pelo DRCA passaram a ser expedidos no formato do Diploma Digital, não aplicando para estes a emissão no formato físico", lembra. 

Apesar da declaração certificar que a pessoa está apta para exercer as funções que exigem a formação acadêmica, o documento definitivo é o Diploma. “É importante que os titulares venham buscar seus respectivos documentos, que estão disponíveis aqui no DRCA. Estamos organizando a listagem para divulgar quais os diplomas que se encontram aqui”, informa o servidor.

Mais informações na Divisão de Registro Acadêmico - DRA
Telefone: (82) 3214-1086
E-mail: registro@drca.ufal.br

.