Enactus abre processo seletivo para estudantes da Ufal

A seleção é exclusiva para estudantes da graduação do Campus A.C. Simões e Centro de Ciências Agrárias da universidade. Inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro
Por Natália Oliveira, estudante de relações públicas e membro de comunicação da Enactus Ufal
25/01/2023 14h03

Gerar impacto social e desenvolvimento sustentável para a comunidade alagoana. Esse é o propósito do Time Enactus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que está com edital aberto para o processo seletivo de estudantes para o Ciclo 2022/2023. Gratuitas, as inscrições são destinadas a estudantes da graduação do Campus A.C. Simões e do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal e podem ser feitas por meio do link até o dia 30 de janeiro.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 37 países, que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto socioambiental. Ativa em Alagoas desde 2015, a Enactus Ufal reúne estudantes do Campus A.C. Simões e Ceca para o desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio do empreendedorismo social, e acumula diversas premiações a nível nacional como reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos.

Para o diretor presidente da Enactus Ufal, Gustavo Vasconcelos, fazer parte da organização proporciona ao estudante oportunidades de se preparar para o mercado de trabalho, com o desenvolvimento de habilidades como comunicação efetiva, planejamento, criatividade, colaboração, resiliência e liderança. “Estar na Enactus Ufal te apresenta uma nova visão do mundo ao seu redor. Conhecer novas problemáticas e agir de forma ativa para resolvê-las trabalha seu desenvolvimento pessoal e profissional”, destaca.

No Brasil, a rede Enactus possui mais de 120 times de universitários, que desenvolvem 200 projetos em 22 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas por meio do empreendedorismo social. A organização não governamental beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades do ambiente empresarial do terceiro setor.

Conheça o time Enactus Ufal

Os universitários atuam no gerenciamento de quatro negócios de impacto socioambiental: Cromo Somos, Ortu, Elpis e Eleva. Ao longo de sua existência, as iniciativas desenvolvidas pelos estudantes membros acumulam diversas premiações a nível nacional como reconhecimento.

Em paralelo, as áreas back-office prestam suporte para o desenvolvimento e sucesso do Time. São elas: a Diretoria de Projetos, responsável pela qualidade das iniciativas; a Gestão de Pessoas, responsável pelo bem-estar dos recursos humanos; a Comunicação, responsável pela gestão dos relacionamentos do Time; e a Presidência, responsável pela gestão interna e externa do Time. A Enactus Ufal atua sob a orientação dos professores André Lage (Instituto de Computação/Ufal), do professor Pierre Escodro (Ceca/Ufal), assim como de conselheiros de negócios de grandes marcas como Ford, Weni, Sumitomo Chemical, Amanco Wavin e Cargill.

Sobre os projetos

O Cromo Somos trabalha a capacitação e inserção profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual e Síndrome de Down, nas áreas de culinária, artesanato e atendimento.

O Ortu busca melhorar a qualidade de vida de grupos que se encontram em vulnerabilidade social através da geração de renda, proporcionada pela construção e venda de módulos hidropônicos domésticos.

A Elpis atua na inclusão digital de professores por meio de capacitações e uma plataforma digital, intuitiva e automatizada voltada para a organização, gestão de tempo e qualidade de vida.

A Eleva promove a emancipação de mulheres por meio da educação em tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a prosperidade de seus pequenos negócios. Foi a iniciativa campeã do Hackathon da Enactus Brasil com o Instituto Sabin, o Enacthon, que ocorreu em abril de 2022.