Centro Acadêmico de Medicina em Arapiraca promove ação de inclusão

Objetivo é buscar estudantes com deficiências, doenças crônicas ou TDAH para melhor acessibilidade no Campus
Por Jacqueline Freire – jornalista
30/01/2023 10h39 - Atualizado em 30/01/2023 às 14h48

Uma ação realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Camar/Ufal) pretende ajudar estudantes com algum tipo de deficiências (visíveis ou invisíveis), doenças crônicas incapacitantes ou TDAH a se sentirem melhor incluídos dentro da Universidade.

Para isso, é preciso preencher um formulário eletrônico até o dia 3 de fevereiro. “Estamos divulgando o formulário para saber as demandas desses estudantes e sobre acessibilidade do Campus, sejam físicas ou didáticas. A ideia surgiu pela coordenação de políticas de saúde do Centro Acadêmico, a gente viu que existem algumas demandas que não são tão vistas, principalmente no que se refere as deficiências não visíveis, as incapacitantes e também o TDAH”, explica Beatriz Lima, integrante da Coordenação de Políticas de Saúde do Camar.

Segundo a estudante, nem todas as pessoas que vivem nessas condições entraram pela cota PCD, então, torna-se uma questão não vista pelo Campus. “Logo, a ideia surgiu como forma de entender melhor quais são as demandas referente a tais condições, e saber se para as pessoas, o Campus é um lugar acessível que permite qualidade de vida e de ensino de forma eficiente”, diz.

É a primeira vez que o Camar realiza este tipo de ação. “Estamos iniciando uma nova gestão do centro acadêmico e, surgiu como uma possibilidade de busca nesse semestre mesmo”, afirma. Mais informações no Instagram do @camarufal.