Sorriso de Plantão realiza arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Com as atividades suspensas desde 2020 o projeto retornou em março após a pandemia
Por Kelwin Odilon - Ascom Sorriso de Plantão
14/09/2022 12h56

Todos os anos o Sorriso de Plantão realiza a Festa do Dia das Crianças, o evento mais esperado pelos integrantes, profissionais dos hospitais e claro, os pacientes. Sendo o projeto totalmente voluntário, é necessário alguns patrocínios para que consigam produzir a festa; decoração, bolos, bebidas e lembrancinhas. 

A festa será realizada simultaneamente nos cinco hospitais de atuação, no dia 8 de outubro, às 14h e os interessados em patrocinar o evento ou realizar alguma doação, podem entrar em contato diretamente através do perfil oficial no instagram @sorrisodeplantao. 

Para Rodrigo Silva, integrante do Sorriso de Plantão desde 2016, todos finalmente poderão festejar o dia das crianças como elas merecem após a pandemia. “Meu coração fica ansioso e extremamente feliz por poder mais uma vez vivenciar esse momento. Minhas expectativas são as melhores para essa festa, saber que estamos retornando aos hospitais, com muita alegria, diversão e ludicidade para as crianças, aquece o meu coração”, exaltou o “Dr. Enérgico”. 

A arrecadação de brinquedos é o maior objetivo durante esse período, eles precisam ser novos ou estar em boas condições para serem entregues como presentes durante a festa e caso sobre algum brinquedo, será guardado para ser entregue durante as atividades de natal. 

Trabalho que gera frutos 

A parceria entre a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas, com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o projeto Sorriso de Plantão, já conta com 20 anos de atividades lúdicas realizadas na capital. 

As atividades do projeto são realizadas todos os sábados com os integrantes se caracterizando de palhaços de hospital, com atividades lúdicas de interação musical, contação de história e a arte do Clown, auxiliando no tratamento médico hospitalar e na recuperação. 

Após dois anos de suas atividades suspensas devido a pandemia da Covid-19, o projeto retornou em agosto deste ano em cinco hospitais de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e a sua mais recente adição, o Hospital da Criança. 

Durante esse tempo de pausa, o projeto teve que se adaptar à nova realidade dos hospitais. “Nos últimos 2 anos realizamos a ‘festa na caixa’, em que foram encaminhados guloseimas e brinquedos dentro de uma caixa para o setor de pediatria dos hospitais assistidos pelo projeto”, citou Maria Rosa, coordenadora do projeto. 

O trabalho é totalmente voluntário e realizado por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, recebendo certificado de extensão de 150 horas de carga horária emitido pela Uncisal, ao final do ciclo que possui a duração de um ano.