Festival de Música de Penedo abre inscrições para monitoria voluntária

Ao todo, são 20 vagas disponíveis para estudantes da unidade de ensino de Penedo (Ufal-Arapiraca); inscrições podem ser feitas até 15 de setembro
Por Jamerson Soares, do projeto Bureau de Comunicação da Ufal
12/09/2022 15h35 - Atualizado em 13/09/2022 às 07h56

O Festival de Música de Penedo, por meio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), abriu as inscrições para a monitoria voluntária, que será realizada durante os quatro dias de evento. Poderão participar os estudantes devidamente matriculados na unidade de ensino de Penedo (campus Arapiraca). As inscrições são gratuitas, terminam no dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo site

Ao entrar na página, os interessados devem clicar no item “Chamada para monitoria”. Logo em seguida, aparecerá um formulário on-line para preenchimento. Os interessados devem preencher tudo com uma conta Gmail ou institucional da Ufal e anexar as seguintes declarações: documento oficial com foto, CPF, histórico analítico e outros documentos e critérios exigidos no edital, entre eles a comprovação de que é usuário de algum programa de Assistência Estudantil da Ufal e também se tem conhecimento em outra língua.  

Cada critério tem uma pontuação e os alunos que fizerem mais pontos serão selecionados para compor a equipe. Ao todo foram disponibilizadas 20 vagas. Dessas, 14 vagas são para estudantes matriculados nos cursos Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Turismo; e seis para estudantes de Música, Dança e Teatro. 

Os monitores voluntários selecionados vão receber certificado de participação e R$ 300 reais de auxílio após a realização do evento. Haverá transporte, hospedagem e alimentação especificamente para os voluntários convocados para participar de forma presencial do evento. 

Para Marcos Moreira, coordenador-geral do evento, a monitoria é uma forma de inclusão e de uma maior participação dos universitários nos projetos da Ufal. Ele acredita que editais como esse democratizam o acesso de alunos que estão em uma graduação além da Música. 

Os editais são um exemplo disso. Os editais de Música autoral e de Monitoria mostram isso. Desta forma democratizando o acesso a outras vertentes e estilos musicais, além das prestigiadas filarmônicas, como também oportunizando o acesso a alunos além da graduação em Música. O edital de monitoria possibilitará a participação maior de graduandos da Ufal e convocará cada vez mais a comunidade estudantil universitária de Penedo”, disse o coordenador. 

O resultado da seleção da monitoria voluntária está previsto para ser publicado no dia 24 de setembro. Para mais informações, consulte o edital por meio deste link

Festival de Música de Penedo 

O Festival de Música de Penedo edição 2022 é um projeto de extensão da Ufal, idealizado pelo coordenador e professor Marcos Moreira. O projeto começou como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda em 2009, hoje administrado pelo grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ Propep/Ufal, o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), com sede física em sala anexa à Secretaria de Cultura de Penedo.

O evento ocorre de 19 a 22 de outubro, com uma programação que será realizada em vários lugares da cidade. Haverá palestras, publicações, fóruns de temáticas musicológicas, shows, concertos, recitais, retratas, oficinas e mesas-redondas.

A expectativa do festival este ano é o resultado desta mescla da já citada ampliação através da mostra musical velho chico de música autoral, dos fóruns afro-brasileiro e mulheres na Música e o palco temáticos. Todos se juntam as ações já conhecidas do festival desde 2009 como oficinas de instrumentos musicais (metais, madeiras, cordas e percussão) e o Fórum de Maestros. Assim junto com as apresentações musicais e os tradicionais concertos farão deste festival uma relevante edição aliado a nova marca, layout deste ano firmando cada vez mais a sua identidade da cultura, educação comunitária e social no baixo são francisco”, afirmou Marcos Moreira.

O Festival de Música de Penedo é uma realização Ufal através do Centro de Musicologia de Penedo, em parceria com Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Penedo, Patrocínio Sebrae Parceiros: Lamus - Laboratório de Musicologia, Cesem - Cnetro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Confederação Musical Portuguesa, Arizon State University, Miami University, Republica Portuguesa, Bureau de Comunicação Comunitária e Keka Rabelo Comunicação.               

Siga o Festival nas redes:

@festival_musica_Penedo 

@cemupemusicologia 

Site https://www.cemupemusicologia.com                                                               

 

Serviço 

Festival de Música de Penedo abre inscrições para monitoria voluntária 

Quando: Ate 15 de Setembro 

Inscrições: https://www.cemupemusicologia.com/femupe-inscricoes

Mais informações: @festival_musica_Penedo @cemupemusicologia