Enactus Ufal anuncia Processo Seletivo 22/23, saiba como participar

A seleção é exclusiva para estudantes do campus A.C. Simões e Ceca. Inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 12 de setembro de 2022
Por Maria Luíza Ávila - estudante de Jornalismo
06/09/2022 16h00 - Atualizado em 06/09/2022 às 17h00

Gerar impacto social e desenvolvimento sustentável para a comunidade alagoana. Esse é o propósito do Time Enactus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que anuncia o edital de abertura do processo seletivo de estudantes para o Ciclo 2022/2023. Gratuitas, as inscrições são destinadas a estudantes calouros e veteranos do campus A.C. Simões da Ufal e podem ser feitas por meio do link, até o dia 12 de setembro.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 37 países, que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto socioambiental. Ativa em Alagoas desde 2015, a Enactus Ufal reúne estudantes do campus A.C. Simões e Ceca para o desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio do empreendedorismo social, acumulando diversas premiações a nível nacional como reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos.

A rede Enactus Brasil possui mais de 120 times de universitários que desenvolvem 200 projetos em 22 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas por meio do empreendedorismo social. A organização não governamental beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades do ambiente empresarial do terceiro setor.

Para o atual presidente da organização, Gustavo Vasconcelos, o processo seletivo é uma oportunidade única para quem busca se desenvolver para além da sala de aula. “Estar na Enactus Ufal te apresenta uma nova visão do mundo ao seu redor. Conhecer novas problemáticas e agir de forma ativa para resolvê-las trabalha seu desenvolvimento pessoal e profissional. Aprendemos juntos, e munidos de estratégias e novas percepções, beneficiamos as nossas comunidades e potencializamos o nosso impacto na Rede Enactus Brasil.”

Conheça o time Enactus Ufal

Os universitários atuam no gerenciamento de quatro negócios de impacto socioambiental: Cromo Somos, Ortu, Elpis e Eleva. Ao longo de sua existência, as iniciativas desenvolvidas pelos estudantes envolvidos acumulam diversas premiações a nível nacional como reconhecimento.

Em paralelo, as áreas back-office prestam suporte para o desenvolvimento e sucesso do Time. São elas: a Diretoria de Projetos, responsável pela qualidade das iniciativas; a Gestão de Pessoas, responsável pelo bem-estar dos recursos humanos; a Comunicação, responsável pela gestão dos relacionamentos do Time; e a Presidência, responsável pela gestão interna e externa do Time. A Enactus Ufal atua sob a orientação dos professores André Lage (Instituto de Computação/Ufal), do professor Pierre Escodro (CECA/Ufal), assim como de conselheiros de negócios de grandes marcas como a Weni, Sumitomo Chemical, Amanco Wavin e Cargill.

Sobre os projetos

O Cromo Somos trabalha a capacitação e inserção profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual e Síndrome de Down, nas áreas de culinária, artesanato e atendimento.

O Ortu busca melhorar a qualidade de vida de grupos que se encontram em vulnerabilidade social através da geração de renda, proporcionada pela construção e venda de módulos hidropônicos domésticos.

A Elpis atua na inclusão digital de professores por meio de capacitações e uma plataforma digital, intuitiva e automatizada voltada para a organização, gestão de tempo e qualidade de vida.

A Eleva promove a emancipação de mulheres através da educação em tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a prosperidade de seus pequenos negócios. Foi a iniciativa campeã do Hackathon da Enactus Brasil com o Instituto Sabin, o Enacthon, que aconteceu em abril de 2022.

Sobre a Enactus

A rede Enactus Brasil possui mais de 120 times de universitários que desenvolvem 200 projetos em 22 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77 mil pessoas por meio do empreendedorismo social. A organização não governamental beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o desenvolvimento de habilidades do ambiente empresarial.