Concluintes da Ufal inscritos no Enade 2022 devem preencher questionário

Prazo vai até novembro, mas a Procuradoria Educacional Institucional alerta sobre o preenchimento do cadastro no sistema gov.br para acesso ao Enade e preenchimento do questionário obrigatório
Por Manuella Soares - jornalista
19/09/2022 15h26 - Atualizado em 10/10/2022 às 10h52

Mais de 2,3 mil alunos da Universidade Federal de Alagoas estão inscritos na edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A lista divulgada pela Procuradoria Institucional Educacional (PEI) contempla 914 ingressantes e 1.452 concluintes que devem realizar a prova no dia 27 de novembro de 2022.

Já é possível consultar o resultado da solicitação de Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social no sistema Enade para quem solicitou, conforme cronograma do edital. E os estudantes concluintes inscritos devem preencher o Questionário do Estudante até o dia 26 de novembro. O acesso ao sistema é feito por meio da senha pessoal no gov.br.

Alunos ingressantes não precisam preencher cadastro no gov.br para essa finalidade, nem acessar o sistema Enade para preenchimento do questionário, bem como não fazer a prova, pois são dispensados automaticamente pelo Inep.

“É importante não deixar para preencher o questionário perto do limite, pois pode haver congestionamento do sistema e dificultar o preenchimento. Importante destacar também que o Enade é um componente curricular obrigatório, logo, estudante habilitado concluinte deverá participar realizando o preenchimento do questionário e fazendo a prova, caso não faça algumas dessas etapas, ficará irregular, não podendo colar grau até setembro do próximo ano”, reforçou o procurador Educacional Institucional Deywid Wagner de Melo.

O questionário deve ser respondido por completo e em caso de dúvidas, as coordenações de cursos e a PEI podem ajudar a esclarecer. Importante não deixar para responder às vésperas do prazo limite devido à possibilidade de congestionamento do sistema. “Ao longo do preenchimento o discente deverá refletir sobre todos os programas a exemplo de Pibic, Pibit, e auxílios diversos a estudantes que a universidade ofereceu ao longo do curso, além de editais voltados à Ciência, à Tecnologia e à Inovação, que foram realizados, buscando, nesse sentido, responder fielmente ao que a Universidade ofertou e proporciona”, lembrou o professor Deywid Melo.

Sobre o ciclo do Enade

O Enade é um indicador de qualidade do curso adotado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É um instrumento para avaliação do projeto pedagógico do curso, como as diretrizes curriculares estão sendo vivenciadas e como esse trabalho se desenvolve com relação aos demais cursos do país.

Na Ufal, a PEI realizou reuniões e orientações por meio de documentos junto às coordenações, e haverá um seminário voltado às coordenações e a estudantes, que será realizado ao longo do mês de outubro. O Enade “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”, conforme aponta a Cartilha do Estudante elaborada pela PEI.

São 14 cursos da Ufal inseridos neste ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No Campus A.C. Simões participam do exame os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia e Serviço Social. Vinculados ao Campus Arapiraca serão as graduações de Administração, Administração Pública, Turismo (Penedo), Psicologia e Serviço Social, sendo os dois últimos da Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. Já estudantes do Campus do Sertão que farão a prova são os matriculados nos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, ambos da Unidade de Santana do Ipanema.

Confira nos anexos a lista completa de inscritos, a Portaria e o Edital que regem o exame.