Ciência da Computação da Ufal alcança Conceito 5 no Enade 2021

Outros cinco cursos ficaram com a nota 4; PEI faz avaliação satisfatória do exame aplicado em contexto pandêmico
Por Manuella Soares - jornalista
23/09/2022 14h16

O curso de Ciência da Computação da Ufal foi o único de Alagoas a alcançar o conceito 5 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021). O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e comemorado pela comunidade acadêmica do Instituto de Computação.

“A notícia foi recebida com bastante alegria entre discentes, técnicos e docentes. Isso porque sabemos da importância desse conceito para os alunos, Ufal e estado de Alagoas, já que confirma a importância do curso para a sociedade, a qual pode contar com profissionais qualificados”, destacou o professor Bruno Pimentel, coordenador do curso.

A nota veio depois de um ciclo avaliativo na faixa de conceito 4, que impulsionou um grande trabalho para chegar a essa evolução. “O resultado é fruto de uma atenção com os alunos e professores para garantir que haja um ambiente previsível e estável. Esses fatores permitem um planejamento e engajamento de todos, aumentando as chances do curso obter um bom conceito”, lembrou.

Bom desempenho também para os cursos de bacharelado em Educação Física e Ciências Biológicas, além das licenciaturas de Educação Física, Pedagogia, e Letras – Inglês, que ficaram com o conceito 4 no exame.

Outro resultado divulgado foi o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que além de Ciência da Computação, os cursos de Química e Ciências Sociais ficaram com as melhores notas, na faixa do IDD 4. Dos 42 cursos avaliados no ciclo, 30 atingiram IDD 3, que é considerado satisfatório na avaliação da Procuradoria Institucional Educacional, diante do contexto em que foi aplicada a prova.

"A PEI realizou seminários voltados aos coordenadores de curso e a docentes dos Colegiados e NDEs e para estudantes inscritos no Enade 2021. Foram realizados remotamente por meio do canal da Prograd no Youtube, alcançando um número importante de participantes. Esses eventos geraram certificados para quem participou, no qual, tivemos vários convidados de outras instituições como UNB, IFMT, Uneal, e professores da casa. Discutimos diversos pontos no intuito de conscientizar docentes e discentes que o Enade é um componente curricular obrigatório e que reflete como o PPC e as diretrizes são experienciadas nos cursos, e isso torna-se um indicador de qualidade do curso. Nosso intuito foi estimular a adesão mais efetiva ao Enade mesmo diante de um cenário pandêmico e de um sistema do exame com instabilidades para que discentes conseguissem acessá-lo. O resultado, de um modo geral, e diante do cenário citado, apresentou-se com a maioria dos cursos com conceito satisfatório, a partir de 3", destacou o procurador Educacional Institucional, Deywid Wagner de Melo.

O IDD mensura o valor agregado pelo curso no desenvolvimento dos estudantes concluintes. Esse cálculo é realizado observando a performance geral dos participantes do Enade e o número de alunos com resultados válidos. Também avalia o número e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A PEI ainda aguarda o resultado de outros dois indicadores que serão divulgados em dezembro: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu.

"A nossa expectativa é que tenhamos um bom resultado nos próximos índices, pois o CPC é composto por elementos que nossa universidade contempla satisfatoriamente como o perfil do corpo docente composto por mestres e doutores e com regime de trabalho de dedicação exclusiva. Além disso, tivemos, também, um ótimo resultado com os cursos de pós-graduação, o que impacta positivamente no IGC da nossa universidade", frisou Deywid.

Questionário do Estudante

Durante o processo de inscrição no Enade os concluintes devem responder ao Questionário do Estudante, que permite traçar o perfil socioeconômico dos avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos.

Em relação a esses dados, é possível conferir no anexo como é composta a comunidade estudantil de cada curso.

Na última edição, o Inep também aplicou, de forma inédita, um questionário que apresenta a percepção do estudante sobre os impactos da pandemia em seu processo formativo. Além disso, os concluintes dos cursos de licenciatura responderam perguntas relacionadas à opção pela habilitação.

Sobre Exame

Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório e apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.

O Conceito Enade e o IDD estarão disponíveis no portal do Inep, no Sistema e-MEC e no Diário Oficial da União. Já o Boletim de Desempenho Individual do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.