Enfermagem da Ufal promove curso de férias sobre territorialização em saúde

Inscrições continuam abertas; aulas acontecem nos dias 9 a 11 de agosto

05/08/2022 14h09 - Atualizado em 08/08/2022 às 13h44

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Eenf) da Ufal promove durante o recesso acadêmico o curso de férias Territorialização em Saúde. As aulas acontecem nos dias 9, 10 e 11 de agosto, e ainda é possível participar, clique aqui e faça sua inscrição. A territorialização em saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território e, a partir das suas necessidades, organizar os serviços.

Segundo a professora Cícera Albuquerque, diretora da Eenf, a ideia é estudar a territorialização em saúde e sua aplicação no processo de trabalho de Enfermagem, instrumentalizando o aluno para a assistência em saúde fundamentada no território. “O curso acontece de modo presencial utilizando as metodologias ativas de aprendizagem e utilização de técnicas de ensino condizentes com tais metodologias, como sala de aula invertida, filmes e vídeos, e a perspectiva prática será adotada com a visita técnica, entre outras atividades”, explicou.

O curso tem carga horária de 15 horas e abrange desde a territorialização e território de saúde às discussões sobre o resgate da epidemiologia aplicada ao território. Ministrado pelas professoras Nayara Rodrigues e Thais Costa, o curso acontece no prédio de Enfermagem no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Enfermagem na prática

Outro curso que já começou esta semana, é o Assistência de Enfermagem prática, com a finalidade de aprimorar os estudantes da graduação em Fundamentos e práticas do Exame físico, Sistematização da Assistência de Enfermagem e em Farmacologia prática. Nesse não é mais possível efetuar inscrição, mas você pode ficar atento às novidades do curso pelo perfil @escola_de_enfermagem_ufal/ .