Alunos de Medicina capacitam crianças para primeiros socorros

Projeto de extensão pretende ampliar público nas escolas e empresas
Por Manuella Soares - jornalista
26/08/2022 13h40 - Atualizado em 26/08/2022 às 14h51
Alunos de escolas de Arapiraca participam do projeto de extensão

A Liga Acadêmica de Medicina de Emergência de Arapiraca (Lamea) da Universidade Federal de Alagoas está promovendo aulas quinzenais de noções básicas de primeiros socorros em escolas públicas do município. Os universitários receberam capacitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e são acompanhados por uma equipe profissional nas atividades com as crianças do ensino fundamental.

O projeto de extensão Primeiros Socorros na Comunidade é coordenado pelo professor Francisco Pessoa e conta com a colaboração de 12 alunos do curso de Medicina da Ufal no Campus Arapiraca.

“A ideia de desenvolver capacitações para o público escolar do ensino fundamental surgiu por ser um período onde o conhecimento científico está sendo formado. Então, quando a escola torna-se também um local de treinamento sobre as condutas básicas de emergência, cria-se uma sociedade capacitada e instruída sobre as medidas de primeiros socorros”, destacou a presidente da Lamea, Vitória Cardoso.

As ações tiveram início desde o mês de maio e, além de escolas, o grupo já foi em abrigos infantis. Nesta sexta-feira (26) teve capacitação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O sucesso da iniciativa chamou atenção de diversas instituições locais e, com isso, a Liga pretende ampliar o público do projeto e capacitar também alunos dos ensinos médio e superior.

“O próprio estudante pode necessitar do atendimento de primeiros socorros na sua escola e a experiência aprendida por eles, pode alcançar outras partes da sociedade onde estão inseridos, o que amplia o conhecimento extra muro da Universidade e alcança diversas classes sociais”, reforçou.

O projeto segue até dezembro, mas pode ser prorrogado por mais um ano, o que viabiliza ainda a ideia de incluir empresas na lista de atendimentos. Confira mais nas redes sociais da Liga: @lamea_ufal.