Estudantes de Arapiraca participam de formação em primeiros socorros

Atividade é feita em parceria com o Corpo de Bombeiros
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/07/2022 09h06 - Atualizado em 13/07/2022 às 09h15

Esta é a segunda vez que uma turma do curso de Medicina do Campus Arapiraca participa de formação extra-classe em primeiros socorros. A parceria surgiu entre a Universidade e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que trouxe para dar aulas alunos do próprio curso que são também profissionais do CBM. 

Os alunos, que cursam a disciplina Habilidades Médicas, trabalham os conceitos de atendimento extra-hospitalar, ou fora do ambiente hospitalar, como no caso de vítimas de acidentes, por exemplo. “Eles seguem o protocolo chamado BLS [Basic Life Support, significa Suporte Básico de Vida]. Esse processo acontece no segundo período, com aulas teóricas e uma parte prática. Percebemos que com o apoio dos bombeiros esse processo funciona de uma melhor forma, por conta da estrutura e de materiais que eles conseguem trazer”, explica o professor Marcelo Calazans. 

Segundo o professor, a atividade é básica e muito importante. “Este é um curso de formação básica, não necessariamente para a Medicina, pode ser feito por qualquer pessoa. Nosso objetivo foi fazer o processo de formação básica de atendimento em primeiros socorros a pessoas em ambiente extra-hospitalar”, afirma. 

A ideia agora é que o curso possa atender estudantes de outros cursos, como Enfermagem, por exemplo, e que no futuro se torne um projeto de extensão. “A experiência foi tão boa que tivemos o estímulo para ampliar a atividade para além da disciplina. Com a chegada do professor Gilson Melo, que é docente voluntário na disciplina e bombeiro militar, poderemos ampliar a oferta para outros cursos”, diz o professor Calazans, que destaca a participação da professora Larissa Gabriella também na coordenação e oferta do curso.