Equipe da Ufal é uma das vencedoras de prêmio promovido pela Huawei

Time formado por estudantes do curso de Ciência da Computação conquistou o segundo lugar entre 22 equipes
Por Jacqueline Freire - jornalista
04/07/2022 10h03 - Atualizado em 06/07/2022 às 09h05

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi destaque na 6º edição da Huawei ICT Competition (2021-2022), que aconteceu no último dia 19 de junho. No evento internacional, a equipe da Ufal, formada pelos estudantes do curso de Ciências da Computação: Gabriel Barbosa Pereira, Lucas de Oliveira Amorim e John Victor Farias de Omena, sob a orientação do professor Rodrigo de Barros Paes, alcançou a segunda colocação concorrendo com outras 22 equipes. 

A 6º edição da Huawei ICT Competition foi realizada em formato virtual, e atualmente possui quatro tracks (trilhas): Network, Cloud, Industry e Innovation. Este ano, foi concedido ao Brasil a oportunidade de convidar academias parceiras para participar do ICT Competition Innovation Track. 

Para o estudante John Victor Farias de Omena, a competição serve para estimular a tecnologia. “Na track de inovação que participamos era necessário levar um projeto que aplicasse tecnologias novas de TIC, como AI, IoT, BiG Data e/ou Cloud Computing, em soluções com benefícios comerciais e/ou sociais e que resolvesse
problemas da indústria ou dia a dia, era necessário também utilizar tecnologias da Huawei, sejam elas software, hardware ou sistemas como Huawei Cloud, Mindspore, ModelArts e HarmonyOS”, conta. 

A trilha da competição visou promover o uso das tecnologias Huawei de maneira inovativa. Cada equipe precisou descrever a ideia de um projeto, explicando o seu esquema em detalhes, em dez minutos, e respondendo às perguntas dos juízes em cinco minutos. 

O time da Ufal optou por apresentar um projeto real, desenvolvido anteriormente pelo Centro de Inovação EDGE, que aplicava Inteligência Artificial para o reconhecimento de facial, de maneira a alcançar dados importantes para centros comerciais, tais como: idade, sexo, etc. “Foi uma experiência muito interessante pois eu não tinha muita participação nesse ramo competitivo. Todo aluno do curso devia participar pelo menos uma vez em eventos desse tipo, pois estimula o raciocínio lógico sob pressão, algo que acontece em atividades do dia a dia no trabalho”, completa. 

Acompanhe o momento da premiação pelo Youtube. (a partir do minuto 32:51) 

O PrêmioMais de 150.000 estudantes de 2.000 faculdades e universidades em mais de 82 países e regiões participaram da competição. Na Etapa Global Final a Ufal disputou com 22 equipes de diferentes locais do mundo, podendo pontuar nos critérios de inovação, complexidade do sistema/complexidade da tecnologia utilizada, benefício social, completude funcional e por fim performance na apresentação, onde obteve o second prize na track de inovação.

Essas competições são comuns no ramo da tecnologia, pois os competidores naturalmente desenvolvem habilidades que são muito requisitadas pela indústria, como: trabalho em equipe, saber aprender, criatividade, resolução de problemas e etc. Além disso, são divertidas.

A Huawei tem parcerias com as universidades e oferece vários cursos de Cloud, IA, Big Data, redes, etc. “Para participar dessa competição, nós fizemos alguns desses cursos. É uma experiência interessante. Além disso, conhecemos pessoas relevantes na indústria, para novas amizades e expandir nosso network”, conclui John Victor.