Aprovados no Sisu 2022.1 devem confirmar matrícula institucional

Procedimento é obrigatório e deve ser feito no site da Copeve; quem não realizar a matrícula on-line perde a vaga
Por Thâmara Gonzaga e Simoneide Araújo - jornalistas
18/07/2022 12h41 - Atualizado em 19/07/2022 às 10h29

Documentação da pré-matrícula enviada com sucesso! Agora, o próximo passo para os aprovados no Sisu 2022.1 é a confirmação da matrícula institucional na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O procedimento é obrigatório e realizado de forma totalmente virtual pelo site da Copeve

Selecionados de todos os campi da Ufal devem ficar atentos aos editais de convocação para não perder os prazos. De acordo com o calendário atualizado,  de 20 de julho até o dia 2 de setembro, os eventos de confirmação de matrícula são para os estudantes que já vão começar a estudar na Ufal no ano letivo de 2022, com o início do primeiro semestre (2022.1) no dia 15 de agosto.

“Essa etapa de confirmação é indispensável para concluir o processo de matrícula que começou com o envio de documentos. Portanto, reforçamos a obrigatoriedade de confirmar a matrícula para ter direito à vaga, conforme previsão no edital do processo”, informa o diretor-adjunto da Copeve, Zeuxis Morais. E alerta: “Os candidatos que faltarem na confirmação de matrícula serão considerados desistentes e novos candidatos poderão ser convocados em nova chamada para ocupar as vagas ociosas”.

Ele acrescenta que, além de confirmar as matrículas, os aprovados precisam anexar o comprovante vacinal da covid-19 atualizado. “Esse é também um procedimento obrigatório para todos os estudantes, salvo algumas restrições, a exemplo de orientação médica, conforme Instrução Normativa (IN) Conjunta nº 01/2022/Prograda/Propep/Ufal”, informa. As orientações sobre a comprovação do esquema vacinal e os casos de exceção podem ser consultados no arquivo da IN disponível no fim do texto.

De acordo com o diretor-adjunto, a Copeve planeja a realização de quatro confirmações de matrícula. “A divisão é feita porque, à medida que forem surgindo vagas por causa da falta nas confirmações de matrículas, é realizada uma nova convocação com os candidatos seguintes da lista de classificados”, esclarece Zeuxis Morais.

Abaixo, confira os prazos previstos.

Datas

No dia 20 de julho, a Copeve vai publicar o edital da primeira convocação para confirmação de matrícula on-line. De 22 a 25 de julho, é o prazo do primeiro período de confirmação de matrícula.

O edital da segunda convocação vai ser publicado no dia 27 de julho. O prazo para confirmação é de 28 a 31 de julho. A terceira convocação para confirmar matrícula vai ter o edital lançado no dia 2 de agosto, com período para realizar a confirmação de 3 a 5 de agosto.

Já o edital da quarta convocação para confirmação de matrícula on-line vai ser divulgado no dia 31 de agosto. O processo de confirmação deve ser realizado nos dias 1º e 2 de setembro.

Como realizar a confirmação de matrícula

Zeuxis Morais explica que a confirmação de matrícula on-line deverá ser feita pelo próprio aluno. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo. As orientações também vão constar no edital.

- Acessar o endereço eletrônico www.copeve.ufal.br no período indicado pelo edital em que consta o nome do convocado;

- Clicar no link disponível para confirmação de matrícula on-line;

- Validar os dados e concordar com as informações contidas no Termo de Confirmação de Matrícula on-line;

- Anexar o comprovante de vacinação completa contra covid-19;

- Concluído o procedimento para a efetivação da matrícula, o aluno poderá imprimir ou salvar o comprovante, que servirá de garantia para o aluno que realizar a confirmação.

Caso o aluno não faça a confirmação no prazo previsto no edital, sua pré-matrícula será cancelada e poderá ser convocado o próximo candidato pré-matriculado na condição de suplente ou candidatos a serem convocados da lista de espera.

As vagas ociosas serão preenchidas por meio de edital de segunda convocação marcado para o dia 27 de julho.