Ufal abre mais de 2.400 vagas no Sisu 2022.2 e inscrição vai até 1º de julho

Vagas estão distribuídas em 72 cursos de graduação; resultado será divulgado no dia 6 de julho
Por Ascom Ufal
28/06/2022 18h04 - Atualizado em 28/06/2022 às 18h06

Nesta terça-feira (28) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciou novo período de inscrições para cursos de nível superior em todo o país na seleção 2022.2. Somente na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) são 2.468 vagas distribuídas em 72 cursos de graduação presenciais, com início das aulas no segundo semestre. O prazo para as inscrições vai até 23h59 da sexta-feira, 1º de julho.

A seleção acontece em fase única, exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2021 pelos estudantes inscritos no Sisu 2022.2 e que não tiveram nota zero na Redação. Segundo o diretor adjunto da Copeve, Zeuxis Morais, os candidatos podem, no momento da inscrição, escolher até dois cursos, sendo os dois da Ufal ou de qualquer Universidade que esteja com prazo aberto.

“A cada final de dia o sistema faz um ranking com as notas dos inscritos e é possível obter a nota de corte, ou seja, a nota do último candidato que entraria dentro das vagas. Assim, os candidatos podem mudar de curso caso não estejam dentro das vagas. Isso pode ser feito até a sexta-feira, quando encerra o prazo de inscrições”, explicou.

Ele lembra ainda que quem quiser se antecipar, já pode começar a reunir a documentação para a matrícula. “É importante já ler o edital, na parte de documentação comum e documentação específica [no caso de cotas], e já selecionar e providenciar o que precisa. Alguns alunos perdem o prazo por enviar documentação errada, ou não dá tempo de solicitar o certificado na escola. Você pode ir na escola, explicar que está concorrendo no Sisu e que precisa de alguns documentos, já faz a solicitação do histórico completo. Não perca a oportunidade!”, alertou.

O mesmo conselho se aplica aos estudantes cotistas, que precisam de documentos de comprovação de renda, por exemplo. O resultado será divulgado no dia 6 de julho. Confira aqui o edital de adesão da Ufal ao Sisu, o Edital de Abertura de Vagas 2022.2 e fique atento aos prazos de convocação.