Estudante de contabilidade cria ferramenta para auxiliar gestão de MEI em eventos

Material possibilita registro e controle das movimentações financeiras da empresa

Por Thâmara Gonzaga
- Atualizado em

Organizar o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber. Separar o dinheiro da empresa do pró-labore. Essas são condições essenciais na gestão de qualquer negócio e, dito assim, parece até simples de realizar tais atividades. No entanto, na realidade do microempreendedor individual (MEI), diante da rotina diária de gerir o próprio comércio, muitas vezes sem informação e orientação profissional, essas tarefas acabam sendo negligenciadas.

O estudante do curso de Contabilidade da Ufal, José Fernando de Jesus da Silva, dedicou-se a essa situação em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e apresentou uma ferramenta financeira para auxiliar uma MEI do setor de eventos, localizada em Maceió. “O objetivo do trabalho foi construir um material de controle customizado para o contexto de atuação da empresa e necessidades da gestora”, explica.

O discente relata que o negócio abordado no TCC funciona há mais de 10 anos, atuando no Brasil e no exterior, e presta serviços no ramo de casamentos e festas por meio da produção artística de papelaria, com o fornecimento de convite, logomarca, lembrancinhas e menus. Ele conta que havia a necessidade “da empresa se conhecer financeiramente, tendo em vista que já precisou fechar por dificuldades nas finanças”.

O material desenvolvido, esclarece o estudante, é voltado para solucionar essa questão e funciona a partir dos registros das movimentações financeiras. “De forma simples, didática e automatizada, vai ajudar a realizar os lançamentos possibilitando sua edição a qualquer momento e em qualquer lugar”, informa.

Produzida no formato de planilhas disponibilizadas pelo Google (Google Sheets, Google Drive), ele destaca que o material pode ser usado por outros microempreendedores e adaptada a qualquer tipo de negócio. “A ferramenta possibilita que a empresa tenha um controle de caixa, de contas a pagar, de contas a receber e um fluxo de caixa. Com isso, vai ser possível ter uma noção do setor financeiro e capacidade de desagregar as contas da entidade das contas pessoais, além de identificar se está obtendo lucro ou prejuízo para, então, realizar os investimentos desejados”, explica o futuro contador.

Autor de um TCC que se propõe a melhorar a gestão de negócios de empreendedores que, na maioria dos casos, não dispõem de conhecimento técnico adequado, José Fernando ressalta o impacto positivo da experiência. “Avalio ser de extrema importância, tendo em vista que termos esse contato com as empresas e a possibilidade de passarmos um pouco do conhecimento adquirido é bastante relevante. Assim como trazer esses empresários para nossa Universidade, com vistas a aumentar a confiança nos profissionais que estão saindo da instituição”, argumenta.

Teoria e extensão

O professor do curso de Administração da Feac, Carlos Everaldo Costa, foi o orientador do TCC Criação de uma Ferramenta de Controle Interno para Apoio à Gestão de uma Microempreendedora Individual do Setor de Eventos em Maceió-Al, desenvolvido pelo estudante José Fernando.

O docente conta que o “trabalho faz parte de uma série de estudos que mesclam os aspectos teóricos e extensionistas, inserindo um olhar científico e metodológico pela pesquisa-ação”, possibilitando que o aluno tenha essa aproximação com a comunidade externa.

Ele destaca que a Feac tem buscado “institucionalizar a atuação de modo multidimensional”, principalmente, na extensão, com o envolvimento de integrantes de seus cursos em uma mesma ação. O trabalho de José Fernando, exemplifica, “foi realizado por um aluno de contabilidade, sob a orientação de dois professores da Feac, sendo eu, de Administração, e o Valdemir da Silva, de Contabilidade, com o apoio da gestora da MEI”.

Outra prioridade, reforça o pesquisador, é envolver a comunidade externa. “Sempre trazemos pessoas do mercado, gestores públicos e demais profissionais para que possam conhecer o que desenvolvemos no formato de ensino, pesquisa e extensão”, afirma. A responsável pela MEI, ressalta o docente, participou de todo o processo de construção da ferramenta, em diálogo com o aluno e os professores, para que, ao final, “o estudo ficasse formatado a partir dessa junção de saberes entre discente, docentes e gestora”.

Carlos Everaldo ainda informa que o produto do TCC é cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) como extensão e “a ferramenta desenvolvida será disponibilizada no site da Feac para que se possa aprimorá-la a outras realidades de micro e pequenos empresários”.