Projeto Meros desenvolve atividades lúdicas com crianças de Penedo

Professor Cláudio Sampaio destaca a importância de ações de solidariedade com famílias atingidas pelas cheias na cidade
Por Lenilda Luna - jornalista
31/05/2022 08h38 - Atualizado em 31/05/2022 às 08h39

No dia 27 de maio, data em que se celebra o dia da Mata Atlântica, a equipe do Projeto Meros do Brasil, em Alagoas, realizou um plantio simbólico de sementes de Ipê, espécie nativa desse bioma, na Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A atividade teve o objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação do bioma, que é um dos mais impactados pela exploração de suas riquezas naturais. 

Segundo Cláudio Sampaio, professor da Ufal e coordenador do Projeto Meros do Brasil no estado, não resta mais que 10% da cobertura original da Mata Atlântica. “Diversos serviços ecológicos são disponibilizados neste bioma, em especial a produção de água, alimentos e medicamentos. Conservar a Mata Atlântica é garantir um futuro melhor para todos”, destacou o pesquisador. 

Além da ação ecológica, o projeto Meros levou solidariedade para 24 crianças abrigadas na Escola Municipal Irmã Jolenta, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade de Penedo nos últimos dias. “Centenas de moradores ficaram desabrigados. Muitos foram alojados, temporariamente, em escolas da cidade. Na manhã do dia 27, a equipe do Projeto Meros do Brasil de Alagoas fez uma visita a estas crianças e promoveu algumas brincadeiras”, relatou Cláudio Sampaio. 

As crianças alojadas na escola brincaram com o Sudoku dos gigantes do mar, a caixa sensorial com miniaturas de animais, e gravuras de meros para colorir, além de pinturas corporais. “Ao final da atividade, cada criança foi presenteada com uma caixa de lápis de cor e um livro de colorir do Projeto Meros do Brasil. É muito gratificante para o projeto promover um pouco de diversão para crianças  nesse momento tão delicado que vive a cidade de Penedo”, finalizou Cláudio Sampaio. 

Para contribuir com os desabrigados com as chuvas, em Penedo, os pontos de doação são: a Prefeitura Municipal, a Unidade de Penedo da Ufal e as escolas Douglas Apratto e Irmã Jolenta.

Os itens mais necessários são colchões, material de higiene pessoal, toalhas, lençóis, roupas e mantimentos.