Pós em Ciências da Saúde recebe pesquisadores de universidade francesa

Vincent Lagente e Brendan Le Daré são doutores na área de Farmacologia e realizam três conferências nos dias 5 e 6 de maio
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
02/05/2022 13h53

Os pesquisadores Vincent Lagente e Brendan Le Daré, da Universidade de Rennes - 1 localizada na França, estarão no Campus A.C. Simões, no período de 3 a 11 de maio, onde participam de atividades acadêmicas no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Ufal. 

A visita institucional é uma missão de trabalho vinculada ao projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), uma das mais antigas cooperações internacionais da Capes. O coordenador brasileiro da missão é o professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Emiliano Barreto. 

“No último edital Capes-Cofecub, nosso grupo de pesquisa, que atua no Laboratório de Biologia Celular do ICBS, aprovou o projeto em parceria com o grupo de pesquisa liderado pelo doutor Vincent Lagente que, na referida ação, figura como o coordenador francês da proposta”, diz Barreto ao informar a razão da vinda dos pesquisadores estrangeiros. 

No cronograma da missão, além de reuniões e apresentação de resultados restritas aos envolvidos no projeto, os pesquisadores franceses realizarão três palestras abertas ao público, nos dias 5 e 6 de maio, na sala 19 do PPGCS, situada no ICBS. As conferências serão presenciais e gratuitas. Estudantes de graduação, pós, professores, técnicos de laboratório e técnicos administrativos da Ufal podem participar. 

Programação 

A primeira conferência, na quinta-feira (5), às 9h30, na sala do PPGCS no ICBS, será com Bredan Le Daré, doutor em Farmácia e que realiza pesquisas sobre metabolismo e mecanismos de ação de xenobióticos hepatotóxicos. A palestra tem como título “Avaliação da toxicidade e metabolismo de drogas em condições fisiopatológicas” (em inglês: Assessment of drug toxicity and metabolism in pathophysiological condition). 

Na sexta-feira (6), serão realizadas duas conferências. A primeira, às 9h30, com Le Daré e tem como tema “Um transportador de oxigênio terapêutico isolado de Arenicola Marina diminui a hepatotoxicidade induzida por amanitina” (em inglês: A therapeutic oxygen carrier isolated from Arenicola Marina decreases amanitin-induced hepatotoxicity). A segunda, às 11h, será realizada pelo pesquisador Vincent Lagente, doutor em Farmacologia Experimental, com experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular. Ele vai falar sobre “Secreção de muco diferencial e processos inflamatórios em células epiteliais das vias aéreas humanas em um modelo in vitro de doença pulmonar crônica” (em inglês: Differential mucus secretion and inflammatory processes in human airway epithelial cells in an in vitro model of chronic pulmonary disease). 

Cooperação Brasil - França 

O docente Emiliano Barreto explica que o projeto Capes-Cofecub tem como objetivo consolidar a cooperação entre os grupos de pesquisa das instituições Ufal e Rennes. “Nesse aspecto, já possuímos um histórico de cooperação científica de cerca de uma década”, destaca o professor da Ufal. “Contribuir para a mobilidade acadêmico-científico de pós-graduandos, orientadores e pesquisadores atuantes nas instituições, visando o aperfeiçoamento de discentes e pesquisadores em fase de consolidação da carreira, por intermédio de estágios acadêmicos no exterior”, também são outros objetivos da cooperação internacional apontados pelo pesquisador.

“Considerando o cronograma de missões para o ano de 2022, além da visita dos pesquisadores franceses agora em maio, em setembro deste ano, estarão indo para a Universidade de Rennes o pós-graduando do PPGCS, Julianderson Carmo, para realizar estágio de doutorado sanduíche, e a professora doutora Danielma Reis, do ICBS, para realizar pós-doutorado”, antecipa Barreto.