O direito das crianças à cidade é tema de palestra nesta sexta (13)

Colóquio gratuito vai reunir pesquisadores com experiência em educação infantil e formação de professores
Por Ascom Ufal
12/05/2022 16h11 - Atualizado em 12/05/2022 às 16h12

Amanhã (13), às 13h30, o auditório da Reitoria da Ufal vai sediar o colóquio Crianças, Educação e Direito à Cidade. O evento gratuito e aberto ao público vai reunir pesquisadores com experiência em educação infantil e formação de professores. Os interessados em participar devem se inscrever neste endereço.

Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci) e pela Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitoria (UEIPTV), ambos vinculados ao Centro de Educação (Cedu) da Ufal, o colóquio busca promover reflexões sobre “crianças nas ruas, praças e parques urbanos, em luta por moradia, e as pessoas que as acolhem ou com elas se encontram e produzem a cidade”. Desigualdade social, crianças em situação de rua, mobilidade urbana, arte, insurgências são alguns dos desdobramentos que também serão abordados no encontro.

Palestrantes

A professora Marcia Aparecida Gobbi, da Universidade de São Paulo (USP), é uma das convidadas do colóquio promovido pelo Geppeci. A pesquisadora, atualmente, dedica-se a investigar representações e criações da infância em luta por moradia em ocupações na cidade de São Paulo e atua em formação de professores e ensino de sociologia.

Cleriston Izidro dos Anjos, professor do Cedu e coordenador do Geppeci, também participará do encontro. O docente tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos temas educação infantil, formação de professores, linguagens expressivas e culturas das infâncias.

O colóquio ainda vai contar com a participação das professoras do Cedu, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva (com experiência em sociologia da infância e sociologia da educação) e Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva (atuante nas áreas de educação infantil, formação de professores, educação especial e inclusiva).