Evento destaca a importância do intercâmbio internacional na formação universitária

Reitor Josealdo Tonholo participou da mesa de abertura  no auditório da reitoria
Por Lenilda Luna - jornalista - Fotos: Renner Boldrino
09/05/2022 12h07 - Atualizado em 11/05/2022 às 09h56

O Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou, na manhã desta segunda-feira (9), o ciclo de palestras com o tema A Internacionalização em Educação Física e suas contribuições para a formação profissional e a produção do conhecimento. A professora Leonéa Santiago, diretora do Iefe, e o reitor Josealdo Tonholo fizeram a saudação de abertura. 

Além de professores e estudantes, estiveram presentes também convidados da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (UC), de Portugal. “No auge da política de internacionalização, com o programa Ciência sem Fronteiras, nós chegamos a ter cerca de 150 estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra, dos quais 21 eram de Educação Física”, relembrou Leonéa. 

A diretora do Iefe criticou os atuais cortes no orçamento das universidades, que impossibilitam a manutenção da mobilidade internacional dos estudantes. “Hoje, fazemos um esforço para resistir e manter as nossas atividades, mesmo com a redução de verbas. Mas acredito que voltaremos a ser felizes, que voltaremos a promover o intercâmbio entre as universidades brasileiras e de outros países, reforçando essa troca de experiências e conhecimentos que é tão importante para uma formação acadêmica e profissional de qualidade”, ressaltou a diretora do Iefe. 

O reitor Josealdo Tonholo destacou que a cooperação entre pesquisadores e acadêmicos é fundamental e deve ser incentivada pelas universidades. “Saúdo a todos os que constroem conhecimento na nossa Universidade, que hoje está presente em todas as regiões de Alagoas. A educação é um elemento de transformação das pessoas, e essas transformam o mundo, como nos ensinava Paulo Freire”, citou o reitor da Ufal.

O ciclo de palestras contou com exposições de José Niraldo de Farias, coordenador da Assessoria Internacional da Ufal; Antônio José Barata Figueiredo (FCDEF/UC); Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, diretor-geral do Campus Arapiraca da Ufal;  Dayse Cassia Alves Medeiros, professora do Cesmac e Colégio Santa Madalena Sofia; Maurício Ricardy Batista Ramos, professor do Ifal-Campus Benedito Bentes, com mediação da professora Soraya Dayanna Guimarães Santos.