Programa de Mobilidade Acadêmica recebe inscrição até sexta, dia 29

Podem concorrer às vagas estudantes da Ufal, Uneal, Uncisal e do Ifal
Por Ascom Ufal
25/04/2022 14h56

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica em Rede das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Alagoas (Promoac–AL) foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 29 de abril, próxima sexta-feira. Lançado em fevereiro deste ano, o programa possibilita o intercâmbio entre as universidades participantes, permitindo que estudantes de graduação cursem componentes curriculares em qualquer uma das instituições envolvidas.

Podem concorrer às vagas graduandos das universidades Federal de Alagoas (Ufal), Estadual de Alagoas (Uneal), de Ciências da Saúde (Uncisal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), regularmente matriculados, cursando a partir do segundo período e com a matrícula ativa em sua instituição de origem. O link de inscrição e os componentes curriculares oferecidos pela Ufal e pelo Ifal estão disponíveis neste edital. Uneal e Uncisal publicarão, posteriormente, um edital complementar com suas respectivas ofertas.

O estudante poderá se inscrever em até três componentes curriculares, podendo ser todos da mesma Instituições de Ensino Superior (IES) ou distribuídos entre as universidades participantes, conforme o edital. Como o foco é a mobilidade, é vedada a inscrição em componentes pertencentes à instituição em que o aluno possui vínculo regular. Essa proibição não se aplica aos campi fora de sede das IES de origem.

O aluno que for selecionado deve enviar, por e-mail, a documentação exigida no edital para efetivação de seu cadastro na IES de destino até o dia 9 de maio. As aulas na Ufal, por meio do Promoac-AL, estão previstas para iniciar no dia 13 de maio.

Os componentes curriculares cursados com aprovação serão registrados no histórico acadêmico do estudante na instituição de origem, não necessariamente sendo aproveitados como carga horária obrigatória ou eletiva. No entanto, o discente poderá solicitar na IES onde tem o vínculo efetivo o aproveitamento curricular, condicionado às regras sobre aproveitamento de estudos.

Mais sobre o Promoac-AL

Esse é o primeiro processo seletivo do Promoac-AL e os gestores das instituições participantes estão com expectativa bastante positiva pelas oportunidades que o programa oferece aos estudantes universitários de Alagoas. Otimização do aprendizado, experiências formativas diferentes, intercâmbio entre as universidades, racionalização na oferta de disciplinas, cooperação didático, científica e cultural, além do fortalecimento da educação pública em Alagoas, são alguns dos benefícios citados pelos gestores.

“Trata-se de um programa de mobilidade inovador e com poucas experiências deste tipo no país. Enxergamos neste programa a possibilidade de criarmos outras iniciativas na área de pesquisa e pós-graduação, extensão, formação continuada em serviço, assistência estudantil, processos seletivos, etc”, destacou o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros.

Para saber mais sobre o programa, clique aqui