Evento vai divulgar pesquisas de pós-graduação com temática sobre futebol

Jornada nordestina abriu chamada para trabalhos que serão apresentados on-line, de 16 a 20 de maio
Por Manuella Soares - jornalista
25/04/2022 17h00

Está aberto até a próxima sexta-feira (29) o prazo para submissão de resumos da 2ª Jornada Nordestina de Pós-graduandos em Comunicação e Futebol. Os interessados em apresentar trabalhos no evento, que será realizado de 16 a 20 de maio, devem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível aqui.

A Jornada é promovida pela Rede Nordestina de Estudos em Esporte e Mídia (Reneme) e vai ser realizada de maneira virtual, com transmissão on-line pelo canal do portal Ludopédio no Youtube. Segundo os organizadores, o objetivo é “divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado nordestinos em programas de pós-graduação que versam sobre futebol e outros esportes no campo da Comunicação, sendo estimulados diálogos com outras áreas das humanidades”.

Podem ser submetidos resumos de pesquisas em desenvolvimento ou que tenham sido concluídas como dissertação ou tese em 2021 ou 2022, que foquem no futebol como objeto de estudo. O trabalho deve conter até 15 linhas - sem contar possíveis referências bibliográficas, e informar objetivo, metodologia da pesquisa e um minicurrículo.

Após o prazo de submissão, a organização do evento vai formar as mesas de apresentação dos trabalhos de acordo com as temáticas e suas relações com futebol, comunicação e áreas afins. Depois das apresentações orais das pesquisas, haverá um tempo reservado ao debate, com participação aberta do público, que poderá interagir pelo chat da transmissão no Youtube.

Todos os congressistas que apresentarem trabalhos receberão certificados de participação. E as inscrições para ouvintes com direito a certificado devem ser pelo Sigaa da Ufal até o primeiro dia do evento, 16 de maio. Basta clicar aqui.

A Jornada conta com a organização do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom) da Ufal. Tem apoio do Laboratório de Estudos em Esporte e Mídia (Leme), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e do Ludopédio, portal de produção e divulgação científica sobre futebol.

A Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte foi criada em agosto de 2020 com a finalidade de apresentar e colocar em contato discentes e docentes nordestinos que estudam esporte e mídia.