Estudantes de Medicina pesquisam sobre efeitos das vacinas contra a covid-19

Apesar dos benefícios comprovados, algumas pessoas apresentaram reações adversas
Por Ascom Ufal
29/04/2022 15h42

A equipe do Projeto de Iniciação Científica ( Pibic 2021-2022) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed/Ufal) está realizando a pesquisa Prevalência das queixas clínicas decorrentes do uso das vacinas para o SARS-CoV-2 em amostra de pessoas da cidade de Maceió. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Todas as pessoas que tomaram as doses da vacina podem preencher o formulário da pesquisa. “Refletindo o contexto difícil da pandemia em que vivemos, foi importante pensar em si e no coletivo ao aderir à campanha de vacinação. Por isso, você que já se vacinou contra a covid-19, nós queremos te ouvir”, conclamam os integrantes do grupo de pesquisa. Para participar, clique aqui

Os estudantes ponderam que “apesar de todos os benefícios proporcionados pelas vacinas, é válido ressaltar que todas elas estão suscetíveis a apresentação de reações adversas. Ademais, como as tecnologias envolvendo o desenvolvimento das vacinas são diferentes, é esperado que suas repercussões clínicas também possam apresentar divergências, não só no aspecto clínico, mas principalmente na probabilidade de desenvolver sintomas após a aplicação das doses”.

Os estudantes são do 9º período de Medicina: Victória Eduarda Cavalcanti de Moraes, Juliana Lenzi Alves, Julio César Campos López e Vitória Viana Silva. O grupo é orientado pela professora Therezita Peixoto Patury Galvão Castro, doutora em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenadora do Projeto de extensão da Ufal, Dê voz a quem precisa.

Todas as respostas obtidas serão usadas estritamente para a comparação de dados e para a realização de trabalho científico. Em caso de dúvidas sobre o questionário ou sobre o intuito do trabalho, mandar uma mensagem via Instagram @vacinasimufal ou enviar um e-mail para pesquisavacinacovi19mcz@gmail.com ou entrar em contato pelo WhatsApp (33 9131-6647).