Estudante da Ufal participa de reality nacional sobre empreendedorismo

Liliane Vicente foi selecionada para o programa durante a feira de negócios Expo Favela
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
20/04/2022 11h52 - Atualizado em 20/04/2022 às 11h55
Liliane Vicente (de camiseta branca) durante sua participação na Expo Favela, em São Paulo

A história do negócio empreendedor, sustentável e premiado de Liliane Vicente já foi contada aqui. Obstinada e confiante no potencial de seu trabalho na Amitis, a estudante de Administração da Universidade Federal de Alagoas não para e foi atrás de novas experiências. Dessa vez, ela apresentou sua empresa, criada a partir de um trabalho na Ufal, na última edição da Expo Favela, realizada de 15 a 17 de abril, em São Paulo. Conhecida como um lugar de oportunidades, a feira de negócios busca proporcionar encontros entre investidores e empreendedores das comunidades.

“Foi uma experiência fantástica. A feira reuniu pessoas do país inteiro que trabalham com causa social. Foram três dias de evento e conseguimos fechar algumas parcerias e também estamos com negociações. Lançamos um produto novo antes de ir pra lá e já conseguimos fazer vendas dele lá em São Paulo. Foi bastante proveitoso para nós”, comemorou Liliane.

Atenta às oportunidades, além de divulgar a Amitis, Liliane Vicente também foi selecionada para participar de um reality que vai premiar o vencedor com R$ 80 mil. Ela conta que passou por várias “peneiras” até conseguir ser classificada para o programa Expo Favela: o desafio. A estudante da Ufal comenta que foram 20 mil inscritos para a exposição. Desses, afunilaram para 300 selecionados que expuseram seus negócios no evento em São Paulo. Depois, selecionaram 40 empreendedores para apresentarem seus empreendimentos para parceiros e investidores. Por último, escolheram 10 para participar do reality. Ufa!

O programa foi gravado durante os dias da exposição e será exibido no programa É de Casa, da TV Globo. O reality será transmitido nos próximos sábados 23 e 30 de abril, e 7 de maio. Liliane comenta que, por questões contratuais, não pode dar detalhes sobre a atuação dela, mas garante: “Foi uma participação massa demais e que Alagoas foi muito bem representada!”. Vamos assistir e torcer!

Negócio sustentável e premiado

O acesso digno a uma alimentação adequada ainda não é realidade para muitas pessoas. Ao lado da fome, da total escassez de alimento, também caminha a subnutrição, situação em que até se tem o que comer, mas não é o suficiente, em quantidade e qualidade, para nutrir o corpo de modo a mantê-lo saudável. O negócio empreendedor de Liliane, a Amitis, se volta para esse contexto. “Nossa missão é fazer com que alimentos naturais e nutritivos cheguem à mesa da população de forma democrática, rápida e ágil, melhorando a distribuição de alimentos no país e, ao mesmo tempo, gerando renda para os nossos microagricultores”, revelou.

A empresa de Liliane foi iniciada a partir de um trabalho realizado na Ufal. Na prática, a empresa dela produz hortas, vende para pequenos agricultores e também doa para moradores de regiões periféricas que não têm condições de pagar. Ao final, a produção obtida é comercializada. “Nossa equipe faz uma parte da construção da horta e a outra parte do trabalho é feita por contratação de mão de obra terceirizada. As pessoas que compram ou recebem doação cuidam da produção de tudo que, depois, é vendido no delivery. É um trabalho em rede. Hoje, nós temos três hortas: duas comunitárias, em Maceió, e uma em Rio Largo. Essa última é a primeira voltada para o delivery e nosso modelo principal”, explicou.

Ainda de acordo com a diretora executiva da Amitis, as hortas são montadas em sistemas hidropônicos sustentáveis de baixo custo, reutilizando garrafas PET e pallets. Ao adquirir o sistema de hidroponia, as pessoas têm acesso a capacitações e são cadastradas em uma plataforma de delivery virtual que aproxima consumidor e produtor, facilitando a distribuição de alimentos, além de reduzir o desperdício.