Estão abertas as inscrições para o evento virtual Diálogos Interdisciplinares

Será gratuito e discutirá gênero, raça e sexualidade no mês de maio
Por Ascom Ufal
06/04/2022 10h08 - Atualizado em 06/04/2022 às 10h08

Já estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Colóquio Diálogos Interdisciplinares, que acontece nos dias 17 a 20 de maio. São e gratuitas e podem ser realizadas diretamente neste link. O evento virtual, que será transmitido via Youtube, discute sobre gênero, raça e sexualidade, com o tema: Onde há poder, há resistência.

É organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS/CNPq) e a turma de estudantes da disciplina ACE1 2021.1, do curso de História (Bacharelado), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Conta com apoio do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) e vai reunir palestrantes de diferentes regiões do país.

Além das mesas, a programação conta com duas sessões de comunicação de pesquisa, nas quais os integrantes do GEPHGS apresentarão suas pesquisas. “Desse modo, o evento segue fortalecendo e ampliando os diálogos e parcerias iniciadas no primeiro, segundo e terceiro Diálogos Interdisciplinares, que ocorreram em maio de 2018, 2019 e 2021, respectivamente”, explicou o professor Elias Veras, coordenador do evento.

A programação “parte dos referenciais teóricos promovidos pela interseccionalidade para pensar gênero, raça e sexualidade, inserindo-se em um contexto de transformações político-epistemológicas, promovidas pelos movimentos feminista, negro e LGBTQIA+, que marcam o mundo político-acadêmico contemporâneo”, disse.

Inspirado pelo pensamento de Michel Foucault, a Comissão Organizadora ressalta que espera continuar sendo um espaço de reflexão e diálogo sobre a construção histórico-social dos marcadores sociais da diferença [gênero, sexo e raça] e de luta contra os seus efeitos de violência na contemporaneidade.