Bolsistas da Ufal se destacam em Prêmio de Iniciação Científica do CNPq

Cinco bolsistas do Pibic e do Pibiti foram selecionados para concorrer nas três grandes áreas de conhecimento contempladas no Prêmio
Por Diana Monteiro - jornalista
29/04/2022 14h38 - Atualizado em 29/04/2022 às 22h26

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ganha mais uma vez destaque no cenário científico com a participação de cinco bolsistas oriundos dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq. O evento científico nacional tem como objetivo premiar pesquisas desenvolvidas por bolsistas dos respectivos programas institucionais que se destacaram durante o ano, sob aspecto de relevância e de qualidade do seu relatório final. 

Conforme regulamento do Prêmio, os bolsistas dos programas de bolsas do CNPq indicados para concorrer ao destacado evento, “são aqueles que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo em Congresso Acadêmico, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no segundo semestre de 2021”.

O Prêmio Destaque contempla três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Na Ufal foram foram pré-selecionados 48 bolsistas, sendo 41 do Pibic e sete do Pibiti, cujas pesquisas compreenderam o período de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021. Deste total, houve a seleção, ainda no âmbito da instituição, de três bolsistas do Pibic e dois do Pibiti para a disputa nacional.

Sobre o processo de seleção, a coordenadora de pesquisa da Propep/Ufal, Magna Suzana Alexandre Moreira, explica que o processo de seleção foi iniciado com a apresentação dos trabalhos do ciclo 2020 -2021 durante Congresso Acadêmico, seguido de avaliação e seleção por consultores ad hoc e a Certificação de Excelência Acadêmica. A pré-seleção dos trabalhos foi realizada pelos pares das unidades acadêmicas e campi, indicados pelo Comitê Assessor.

Magna informa que na sequência do processo, a Propep fez a seleção do melhor trabalho avaliado, em cada grande área do conhecimento, que irá participar da concorrência em nível nacional, onde foi encaminhado ao CNPq apenas um aluno contemplado em cada grande área para a disputa ao prêmio. “O aluno inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) no final de 12 meses apresenta no Encontro de Iniciação Científica, de forma oral, o trabalho desempenhado no projeto de pesquisa, diante de um avaliador externo”, diz.

A coordenadora aproveita para reforçar que os melhores trabalhos apresentados são premiados com Certificados de Excelência Acadêmica, como também são reapresentados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “O Prêmio estimula e desperta nos jovens bolsistas o interesse pela ciência e, sobretudo, a esperança em conquistar o prêmio em nível nacional”, enfatiza.

Os bolsistas vencedores do 19º Prêmio Destaque receberão R$ 7 mil em dinheiro (valor bruto), bolsas de mestrado ou de doutorado e diploma. A premiação ocorrerá durante a próxima Reunião da SBPC, que se realizará de 24 a 30 de julho, na Universidade de Brasília (UnB).

Concorrentes

Na Ufal estão concorrendo ao Prêmio Destaque do CNPq 2021 pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), três bolsistas. Do Campus Arapiraca, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o bolsista Rodrigo Ferreira da Silva, do curso de Física (Licenciatura), com a pesquisa Operação, caracterização e otimização de lasers aleatórios, sob a orientação do professor André de Moura Lima.

Na área de Ciências da Vida, Ayane Suênia Bastos, aluna do bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), do Campus A. C. Simões. O trabalho concorrente tem como título Aspectos bioecológicos de Hesperiidae (Lepidoptera) incluindo parasitoides em ovos, larvas e pupas de Hesperiidae (Lepidoptera). A orientadora da pesquisa é a professora Iracilda Maria de Moura Lima.

Ainda pelo Pibic, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, a concorrente ao prêmio nacional é a bolsista Bruna Dayseane Almeida dos Santos, do curso de Pedagogia do Campus do Sertão. O trabalho dela tem como título Limites e possibilidades da perspectiva freireana na reestruturação de currículos Escolares do Alto Sertão Alagoano. A pesquisa tem a orientação da professora Ana Paula Solino Bastos.

Pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), a Ufal conta com dois representantes na concorrência nacional. Na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o bolsista Gilson Carvalho Filho, do curso de Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia (CTEC). A pesquisa tem como orientador o professor Ricardo Carvalho Cabús e como título Consulta de Software TropLux –ferramenta de simulação computacional para auxílio ao projeto de iluminação natural no ambiente construído.

Na área de Ciências da Vida o concorrente ao Prêmio Destaque do CNPq 2021 é a bolsista Bruna Maria Barbosa, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) com o trabalho sobre Mitos e verdades sobre serpentes: como desmistificar este grupo taxonômico. Fase 3. A orientadora do estudo é a professora Tamí Mott.

Ufal premiada

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica foi instituído em 2003 pelo CNPq e é concedido, anualmente, com parceria da SBPC e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A Ufal participa do Prêmio desde o ciclo de 2007-2008 e em 2011 foi premiada no 3º lugar, na grande área Ciências Humanas e Sociais. O trabalho premiado foi da então bolsista Taciana Santiago de Melo, sob a orientação da professora Maria Angélica da Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e tratou sobre O Convento e a História da Cidade: O Franciscanismo Delineando Paisagens em Alagoas.

Sobre o que representa para a Ufal participar de um evento com grande projeção e disputa no cenário nacional científico, Magna Moreira enfatiza que o evento consolida o esforço dos doutores pesquisadores da Ufal, tendo em vista que foi criado para estimular as ações e valorizar o trabalho de alunos e orientadores do Pibic e Pibiti, concedendo visibilidade às experiências pedagógicas e metodológicas das pesquisas executadas no âmbito institucional.

Acrescenta que um evento científico como o Prêmio do CNPq, principalmente para área de pesquisa de entrega da premiação dos alunos contemplados, é a culminância de um esforço conjunto de estudantes e orientadores. “O Prêmio Destaque reforça a necessidade de investimento e consolidação das políticas de pesquisa institucionais no ensino superior, contribuindo para o constante aprimoramento da educação de excelência, fomentando a ciência que se realiza nas universidades públicas brasileiras”.

Magna Informa que o resultado será divulgado pelo CNPq até 30 de junho de 2022, no endereço; após ser exarado pela Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq.

Ciclo 2022 2023

A Propep informa que já foi publicado edital para os Programas Pibic e Pibiti da Ufal referente ao ciclo 2022-2023 e convida todos os pesquisadores da Ufal a apresentarem propostas nos termos estabelecidos no referido documento e de acordo com as normas estabelecidas para os respectivos programas institucionais. Acoordenadora adianta que este ano sofreram mudanças em função da necessidade técnica e operacional. Conforme o Edital, as normas estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico.